Categorias: Política

CMJP: oposição reivindica CCJ, mas governo deve descumprir acordo

PUBLICIDADE

Atual líder da bancada de oposição na Câmara Municipal de João Pessoa, o vereador Marcos Henriques, do PT, está cobrando na Casa um cumprimento de um acordo, firmado ainda em 2016, na época da eleição da Mesa Diretora, a execução de um acordo que daria ao bloco oposicionista, neste segundo biênio, o comando da principais comissões da Casa, entre elas a Comissão Temática de Redação Constituição e Justiça (CCJ).

"Pelo acordo que foi feito em 2016. É bom lembrar que as duas mesas e as comissões foram acordadas. No primeiro biênio a situação ficou com a CCJ e o Orçamento, enquanto que a oposição ficou com Políticas Públicas, Direitos do Consumidor e Direitos Humanos. Agora vai se inverter, porque esse foi o acordo firmado ainda em 2016. Marcos Vinícius cumpriu com a parte dele, e agora acredito que João Corujinha deve cumprir com a parte dele", disse.

O líder disse que ainda não falou pessoalmente seja com o presidente Corujinha, seja com o líder do Governo na Casa, Milanez Neto, todavia encaminhou um documento à Mesa mostrando o acordo que foi feito.

"Nesse documento eu mostro o acordo que nós fizemos. Eu saio da presidência da CPP e vou ser membro dessa Comissão, porque a partir daí nós vamos pegar a presidência da CCJ, esse foi o acordo. Se não houver cumprimento será inaugurado na Casa de acordos descumpridos. Acho que nenhum presidente vai querer isso. Não quero crer que o presidente Corujinha vai sofrer ingerências do executivo na administração da Câmara. Isso seria uma desmoralizaação total", disparou.

OUTRO LADO

O líder da bancada governista na Casa, Milanez Neto (PTB) informou que desconhece a procedência do acordo citado pelo vereador Marcos Henriques (PT) e lembrou que a formação das Comissões é estabelecida conforme a proporcionalidade e não mediante acordos prévios.

"Se houve esse acordo eu não participei dele. O que eu participei foi do acordo em que 16 vereadores estiveram juntos para a eleição da Mesa do presidente Marcos Vinícius, do presidente João Corujinha, na formação de Mesa eclética para a Câmara como foi no primeiro biênio e está sendo no segundo biênio, como também a divisão das comissões, com a participação de ambas as bancadas, de forma mais igualitária possível. Foi esse acordo que participei e é esse acordo que todos estamos cumprindo, e é esse acordo que tem sido positivo para a Casa e para política da Capital", ressaltou.

Em um banho de água fria para o líder, Milanez acrescentou ainda que o Governo continuará lutando para ter a maioria nas Comissões.

"Aí é de acordo com o tamanho das bancadas, e acredito que isso é consenso", arrematou, deixando claro que quem é maior, deve ter mais espaço.

Nessa conjectura oposição leva rasteira e fica 'chupando dedo' à espera  da boa vontade dos governistas para cessão de maiores espaços

 

 

PB Agora

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeitura de Santa Rita tacha de fake news informação sobre suspensão do São João pelo TCE

A Prefeitura de Santa Rita emitiu neste sábado (18) uma nota desmentindo a informação sobre…

18 de maio de 2024

TCE recomenda suspensão de São João por cachês elevados, na Paraíba

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) determinou a suspensão de todos os…

18 de maio de 2024

Deputado estadual Luciano Cartaxo é internado após passar mal, em João Pessoa

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) foi internado na noite dessa sexta-feira (17) após passar…

18 de maio de 2024

Polícia Militar prende grupo suspeito de integrar facção e intimidar moradores na Paraíba

Em uma operação realizada nessa sexta-feira (17), a Polícia Militar prendeu quatro suspeitos de fazer…

18 de maio de 2024

Sousa enfrenta Santa Cruz do Rio Grande do Norte neste sábado pelo Brasileirão

O Sousa enfrentará o Santa Cruz-RN neste sábado (18), às 15h, em partida válida pelo…

18 de maio de 2024

Assessoria de Luiz Couto rebate sugestão de Jackson Macêdo para que o parlamentar se aposente: “Gerador de conflitos”

O deputado federal Luiz Couto (PT), através de sua assessoria, criticou a declaração do presidente…

18 de maio de 2024