Atual líder da bancada de oposição na Câmara Municipal de João Pessoa, o vereador Marcos Henriques, do PT, está cobrando na Casa um cumprimento de um acordo, firmado ainda em 2016, na época da eleição da Mesa Diretora, a execução de um acordo que daria ao bloco oposicionista, neste segundo biênio, o comando da principais comissões da Casa, entre elas a Comissão Temática de Redação Constituição e Justiça (CCJ).
"Pelo acordo que foi feito em 2016. É bom lembrar que as duas mesas e as comissões foram acordadas. No primeiro biênio a situação ficou com a CCJ e o Orçamento, enquanto que a oposição ficou com Políticas Públicas, Direitos do Consumidor e Direitos Humanos. Agora vai se inverter, porque esse foi o acordo firmado ainda em 2016. Marcos Vinícius cumpriu com a parte dele, e agora acredito que João Corujinha deve cumprir com a parte dele", disse.
O líder disse que ainda não falou pessoalmente seja com o presidente Corujinha, seja com o líder do Governo na Casa, Milanez Neto, todavia encaminhou um documento à Mesa mostrando o acordo que foi feito.
"Nesse documento eu mostro o acordo que nós fizemos. Eu saio da presidência da CPP e vou ser membro dessa Comissão, porque a partir daí nós vamos pegar a presidência da CCJ, esse foi o acordo. Se não houver cumprimento será inaugurado na Casa de acordos descumpridos. Acho que nenhum presidente vai querer isso. Não quero crer que o presidente Corujinha vai sofrer ingerências do executivo na administração da Câmara. Isso seria uma desmoralizaação total", disparou.
OUTRO LADO
O líder da bancada governista na Casa, Milanez Neto (PTB) informou que desconhece a procedência do acordo citado pelo vereador Marcos Henriques (PT) e lembrou que a formação das Comissões é estabelecida conforme a proporcionalidade e não mediante acordos prévios.
"Se houve esse acordo eu não participei dele. O que eu participei foi do acordo em que 16 vereadores estiveram juntos para a eleição da Mesa do presidente Marcos Vinícius, do presidente João Corujinha, na formação de Mesa eclética para a Câmara como foi no primeiro biênio e está sendo no segundo biênio, como também a divisão das comissões, com a participação de ambas as bancadas, de forma mais igualitária possível. Foi esse acordo que participei e é esse acordo que todos estamos cumprindo, e é esse acordo que tem sido positivo para a Casa e para política da Capital", ressaltou.
Em um banho de água fria para o líder, Milanez acrescentou ainda que o Governo continuará lutando para ter a maioria nas Comissões.
"Aí é de acordo com o tamanho das bancadas, e acredito que isso é consenso", arrematou, deixando claro que quem é maior, deve ter mais espaço.
Nessa conjectura oposição leva rasteira e fica 'chupando dedo' à espera da boa vontade dos governistas para cessão de maiores espaços
PB Agora
Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais
A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande cumpriu o acordo firmado para regularizar os…
O Ministério da Saúde informou ter iniciado o processo de transição do uso da insulina…
A pré-candidatura do vice-governador Lucas Ribeiro (PP) ao governo do Estado ganhou adesões relevantes neste…
Em apenas 12 horas, choveu em João Pessoa 110,2 milímetros (mm), superando a média histórica…
Nesta sexta-feira (6), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta de chuvas intensas…
O segundo dia das prévias carnavalescas do Carnaval Multicultural 2026 de João Pessoa acontece neste…