Categorias: Política

CMJP diz que vai recorrer de decisão que barrou aumento de salários

PUBLICIDADE

Em comunicado divulgado na tarde desta segunda-feira (21), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) afirma que vai recorrer da decisão que suspendeu o aumento salarial dos vereadores, prefeito e vice-prefeito. O reajuste foi aprovado pela Casa na semana passada, mas foi suspendo após decisão judicial.

Para a CMJP, o aumento concedido foi legal e só pode ser dado ao final de cada legislatura. Segundo a nota, “caso não seja feito agora, vai gerar um lapso de mais 4 anos sem qualquer revisão”. Segundo o texto, o parlamento municipal da Capital está sem qualquer correção em seus vencimentos desde 2012.

A Casa Napoleão Laureano alega que o texto aprovado em plenário não concede aumento, mas sim corrige “as perdas inflacionárias do período em que não houve reajuste”.

DECISÂO

A juíza Tereza Cristina de Lyra Pereira Veloso suspendeu o reajuste salarial para prefeito, vice, vereadores e secretários do município de João Pessoa, na Paraíba. A decisão atendeu a uma ação popular movida pelo advogado Rogério Cunha Estevam, a qual o Ministério Público deu parecer favorável.

Com base na Lei Complementar nº 173/2020, que trata do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19), em seu Art. 8º, impede que estados e municípios concedam reajustes salariais e/ou criem cargos durante o período de calamidade pública.

O PREFEITO

O prefeito eleito Cícero Lucena (PP) afirmou, ainda na emana passada, que não iria receber o aumento aprovado pelos vereadores e nem conceder aos seus auxiliares.

Veja nota da CMJP na íntegra:

De acordo com o comunicado, a Câmara entendeu que e que por conta disso irá defender o que foi aprovado entre os vereadores. Ainda frisou que o reajuste  “Caso  No caso dos parlamentares municipais, eles estão “, conforme informado.

Ainda segundo a Câmara Municipal da Capital, “o projeto aprovado na Câmara Municipal de João Pessoa não dá aumento aos salários dos vereadores,  mas tão somente corrige 

Nesse domingo (20), A suspensão acontece em caráter de urgência e suspende a lei aprovada pela Câmara Municipal de João Pessoa. 

Comunicado

A Câmara Municipal de João Pessoa foi notificada somente na manhã desta segunda-feira, 21, sobre a decisão judicial a respeito da revisão dos subsídios de vereadores, prefeito e vice-prefeito.

O poder legislativo municipal vai defender o projeto aprovado entendendo que a revisão é legal. 

Ressalte-se que houve também aprovação de revisão dos salários dos servidores da Casa. 

Além disso, é preciso explicar que subsídios de vereadores, prefeito, vice só podem ser reajustados ao final de cada legislatura. Caso não seja feito agora, vai gerar um lapso de mais 4 anos sem qualquer revisão. No caso dos parlamentares municipais, eles estão sem qualquer correção em seus vencimentos desde 2012.

O projeto aprovado na Câmara Municipal de João Pessoa não dá aumento aos salários dos vereadores,  mas tão somente corrige as perdas inflacionárias do período em que não houve reajuste. 

Da forma como foi aprovado o projeto, somente a partir de 2022 os vereadores passarão a receber 75% do salário de um deputado estadual, o que é previsto em lei. Mais uma vez fica claro que não se trata de aumento, mas de uma atualização de valores com plena previsão legal.

 

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024