Categorias: Política

CMJP discute ampliação do horário das Muriçocas para até 4h da manhã; veja o que diz o MPPB

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na manhã desta sexta-feira (14), uma sessão especial para debater a ampliação do horário de término do bloco pré-carnavalesco ‘Muriçocas de Miramar’. A proposta é encerrar os festejos às 4h, em vez das 2h, como acontece atualmente. O debate foi proposto pelo vereador João Almeida (PDT).

A mesa de trabalho foi composta pelo propositor da sessão, pelos vereadores Guguinha Moov Jampa (PSD), que secretariou os trabalhos, e Luís da Padaria (Agir); pelo diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Antônio Alcântara; pelo diretor de Desenvolvimento Institucional da Secretaria Municipal de Turismo de João Pessoa (Setur), Bento Correia; pelo diretor da Secretaria de Desenvolvimento e Controle Urbano (Sedurb), Sérgio Luiz; e pela presidente da Associação dos Ambulantes e Trabalhadores em Geral da Paraíba (AMEG), Márcia Medeiros de Andrade.

João Almeida destacou que o bloco ‘Muriçocas do Miramar’ é um dos maiores e mais tradicionais eventos pré-carnavalesco do Brasil, reconhecido como Patrimônio Imaterial de João Pessoa, e já foi o maior bloco de pré-carnaval da América Latina. De acordo com ele, nos últimos anos, o horário limitado do evento tem prejudicado sua grandiosidade e seu impacto cultural, social e econômico.

“O encerramento precoce do bloco, atualmente às 2h, compromete a capacidade de organização e apresentação dos trios elétricos e artistas, além de dificultar o trabalho dos comerciantes informais e empresas envolvidas. Por ser patrimônio imaterial, o bloco exige medidas que preservem e fortaleçam sua relevância. A ampliação do horário para as 4h possibilitará uma maior valorização do evento, melhora da qualidade e valor cultural, beneficiando os foliões, a economia local, os comerciantes informais, os organizadores e a imagem cultural de João Pessoa”, justificou.

O parlamentar espera que a Câmara possa aprovar um projeto com a prorrogação do horário de encerramento bloco antes do evento deste ano, que acontece na quarta-feira (26). Ele pediu que as instituições se desdobrem, apenas um dia por ano, para garantir a evolução do bloco pela Via Folia por mais tempo.

O vereador Luís da Padaria (Agir) afirmou que é preciso dialogar para que haja a valorização do pré-carnaval da cidade. “A gente sabe que temos normas, mas tudo pode ser conversado e flexibilizado. Está na hora de todo mundo se unir e salvar o bloco Muriçocas do Miramar. Estamos aqui para somar, vamos trabalhar pelo povo e pelos mais humildes”, afirmou o parlamentar, agradecendo a presença de todos na sessão, pelo compromisso com o carnaval de João Pessoa.

Já Guguinha Moov Jampa (PSD) argumentou que, pelo desfile ocorrer em um dia de semana, é natural que as pessoas demorem um pouco mais a chegar ao local de concentração do bloco, e isso já limita o tempo de festa na avenida. De acordo com ele, o tempo também é curto para todos os trios chegarem ao final. “Precisamos pedir à Polícia Militar e ao Ministério Público para reavaliar, reconsiderar. Se não puderem estender o fim para 4h, vamos colocar às 3h. O que não podemos é penalizar as Muriçocas, deixando o horário cada vez mais curto, porque grande o bloco sempre vai ser. Para os ambulantes isso também é importante, já que quanto mais tempo de bloco tiver, mais eles poderão vender”, defendeu o parlamentar.

MPPB

Em entrevista à Rádio Arapuan FM, de João Pessoa, no último dia 30, a promotora de Justiça Cláudia Cabral garantiu que, caso os vereadores da Capital aprovem o PL que amplia o horário do desfile do Bloco das Muriçocas do Miramar, o Ministério Público irá à Justiça buscar a inconstitucionalidade da matéria.

“Temos que observar a hierarquia das leis. E quando eu falo hierarquia das leis, eu estou falando da Constituição Federal. Eu estou falando que a Constituição Federal garante a todos um meio ambiente equilibrado, garante a todos o sossego e a paz, está previsto no artigo 5º dos direitos fundamentais da Constituição”, explicou.

Ascom / CMJP

Últimas notícias

PB Agora/Anova: Cícero Lucena mantém liderança em todos os cenários na disputa para o governo do Estado da Paraíba

A pesquisa do Instituto Anova, em parceria com o portal PB Agora, divulgada nesta quarta-feira…

28 de janeiro de 2026

Filho de policial reformado é morto a tiros na capital paraibana

Um assassinato foi registrado na noite de ontem (27), quando um filho de um policial…

28 de janeiro de 2026

Matrículas para novas atividades da Vila Olímpica Parahyba começam nesta quarta-feira

Começam nesta quarta-feira (28) as matrículas do primeiro semestre de 2026 da Vila Olímpica Parahyba…

28 de janeiro de 2026

Lula participa do fórum de líderes da América Latina e Caribe no Panamá

Lula participa do fórum de líderes da América Latina e Caribe no Panamá O presidente…

28 de janeiro de 2026

PM recupera mais de 130 celulares roubados e prende 2 suspeitos

A Polícia Militar recuperou 133 aparelhos celulares que haviam sido roubados de uma loja de…

28 de janeiro de 2026

Cida sobre críticas a federação do PT: “A gente respeita a posição de Couto, mas não é única”

Em entrevista na noite de ontem (27), ao programa Rede Verdade, do Sistema Arapuan de…

28 de janeiro de 2026