Categorias: Política

CMJP cria comissão para acompanhar gastos públicos na pandemia

PUBLICIDADE

Com base no Regimento Interno da Câmara Municipal de João Pessoa (RICMJP), o vereador Marmuthe Cavalcanti solicitou, através do Requerimento 11/2021, a criação da Comissão Especial de Estudos na CMJP para o acompanhamento dos gastos públicos municipais durante o período de pandemia, bem como a aplicação das doses de vacinas contra a Covid-19 na capital paraibana. A matéria foi aprovada por unanimidade nesta terça-feira (18).

O objetivo é fomentar o debate, elaboração de sugestões, e aprimoramento das políticas públicas referentes ao enfrentamento da pandemia, contribuindo também para boas práticas de transparência governamental e harmonia entre os poderes constituídos. Atuando de modo independente e isento, enquanto braço fiscalizador da Câmara de João Pessoa, a Comissão estará representando os interesses do povo pessoense, fiscalizando os atos do Governo Municipal, fomentando as práticas da transparência, moralidade e eficiência dos gastos e atos públicos.

“Vamos atuar institucionalmente e em harmonia com a municipalidade, trazendo à baila e de modo cooperado as contribuições que a Câmara Municipal pode ofertar na proposição de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da pandemia da Covid-19. Além disso, incluir de modo direto nos debates, diálogos e decisões tomadas na Capital, no que diz respeito a tal temática, os vereadores da cidade, que representam o povo. Portanto, é de suma importância a criação desta Comissão de Estudos, para acompanhar, com maior propriedade e profundidade, estes dois assuntos de interesse da população, podendo também colaborar da forma que lhe compete”, justificou Marmuthe.

Quantitativo – De acordo com o Requerimento 11/2021, esta Comissão Especial de Estudos terá em seu quadro a composição originária de cinco vereadores membros, podendo comportar, como preceitua o Regimento Interno da CMJP, até sete parlamentares. Para fins de criação, são eles: vereador Marmuthe Cavalcanti, vereador Mikika Leitão, vereador Marcos Henriques, vereador Junio Leandro e vereador Coronel Sobreira.

Prazo de duração – Em decorrência da subjetividade relacionada à previsão de término da pandemia que ainda vivemos, e certo da necessidade da existência desta Comissão enquanto perdurar tal realidade, o prazo de duração da mesma fica firmado, inicialmente, em um ano, podendo ser prorrogado, se necessário, como preceitua o Regimento Interno da Câmara de João Pessoa, até o limite máximo do término da atual legislatura.

 

Da Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024