Por pbagora.com.br

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (25), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou requerimento encaminhado pelo vereador Carlão (Patriota) solicitando a criação de uma Comissão Especial de Estudos para debater o tratamento precoce contra a Covid-19. Também farão parte da comissão a vereadora Eliza Virgínia (PP) e os vereadores Bispo José Luiz (Republicanos) e Coronel Sobreira (MDB).

“Observamos que vários estados e municípios da federação brasileira que utilizam este método de tratamento inicial estão conseguindo combater com mais eficiência os casos de infecção por coronavírus, diminuindo assim o número de pessoas infectadas, consequentemente, desafogando os leitos hospitalares”, justificou Carlão.

De acordo com o parlamentar, além de salvar vidas, o tratamento precoce também é mais vantajoso para os cofres públicos, uma vez que tem um custo inferior ao protocolo indicado para pacientes graves.

“Está criando força em João Pessoa a defesa do tratamento inicial [precoce] contra a Covid. Nós sabemos que cidades como Porto Feliz (SP), Porto Seguro (BA), São Lourenço (MG), Búzios (RJ), tiveram sucesso com o tratamento inicial de acolhimento. Não é apenas a entrega de um kit de remédios. Trata-se da oferta de um tratamento individualizado, prescrito pelos médicos, além da disponibilização dos medicamentos”, explicou a vereadora Eliza.

“Precisamos discutir isso, porque não aguentamos mais ver tantas mortes. Sabemos que todos estão lutando muito: prefeito, secretários, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, todo o sistema de saúde está se empenhando em combater a pandemia. Mas, por mais leitos de enfermaria e UTI que sejam criados, não estamos dando conta”, reforçou a parlamentar.

Nota da redação:

O chamado tratamento precoce, embora defendido e receitado por alguns médicos, não possui comprovação científica e não é chancelado pela Agência de Vigilância Sanitária do Brasil (Anvisa) nem a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Notícias relacionadas

Opinião: mesmo com negacionismo de Bolsonaro, JP e a PB dão exemplo contra a covid

O poeta russo Vladimirovitch Maiakovski certa vez escreveu: “Não estamos alegres, é certo, mas também por que razão haveríamos de ficar tristes? O mar da história é agitado. As ameaças…

SUSTENTABILIDADE E GARANTIAS SOCIAIS: gestão Cícero inicia preparação de JP para o futuro

O prefeito Cícero Lucena completa 100 dias de gestão neste sábado (10) num processo de reconstituição da cidade de João Pessoa, que enfrenta, assim como todo o mundo, os efeitos…