Categorias: Política

Ciro condiciona apoio do PP à anistia de Bolsonaro e deixa sigla na Paraíba em saia justa

PUBLICIDADE

A declaração recente do presidente nacional do Progressistas (PP), senador Ciro Nogueira, jogou pressão direta sobre o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, que é filiado ao partido, mas está politicamente alinhado ao projeto de reeleição do presidente Lula. O dirigente afirmou nesta terça-feira (25) que o PP só apoiará um candidato à Presidência da República em 2026 caso ele se comprometa a conceder indulto e perdão ao ex-presidente Jair Bolsonaro e aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro.

O posicionamento de Ciro complica a situação de Lucas Ribeiro dentro do PP. Vice-governador da Paraíba e já colocado como pré-candidato ao Governo do Estado em 2026, Lucas faz parte de um grupo político alinhado ao presidente Lula e ao governador João Azevêdo (PSB).

A exigência pública de Ciro empurra o Progressistas para o campo bolsonarista e cria um possível constrangimento interno para o paraibano, que terá de administrar a agenda local sem romper completamente com as diretrizes do partido.

A mensagem, publicada no perfil oficial do senador no X, antigo Twitter, reforça a estratégia da oposição desde a prisão de Bolsonaro e coloca uma espécie de “linha divisória” no partido. “O 1º critério – absolutamente excludente – do nosso apoio a presidente em 26 é se comprometer a conceder indulto e perdão ao presidente Bolsonaro, extensivo aos que participaram das depredações do 8 de janeiro. Direto e reto”, escreveu Ciro.

Ciro Nogueira é um dos aliados mais próximos de Bolsonaro e foi ministro da Casa Civil durante seu governo. Ao condicionar o apoio do PP ao compromisso explícito de anistiar Bolsonaro, o senador empurra o tema para o centro da campanha de 2026 e obriga eventuais pré-candidatos a assumirem posição antecipada.

A ala do PP que atua em estados administrados por partidos de centro ou ligados ao governo federal, como é o caso da Paraíba, tenta administrar o impacto político da declaração. Para Lucas Ribeiro, o cenário se torna ainda mais delicado, já que sua pré-candidatura ao governo passa pela manutenção de alianças que hoje caminham em direção oposta à linha adotada pela cúpula nacional da legenda.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Após reunião com executiva nacional, Cartaxo diz que PT vê palanque duplo para Lula na PB, mas só decide sobre aliança em fevereiro

O deputado estadual Luciano Cartaxo esteve reunido, nesta quinta-feira (4), com a diretoria nacional do…

4 de dezembro de 2025

“Não vou falar sobre discussão do animal humano”, diz Cícero sobre troca de acusações entre vereador e secretário

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), evitou entrar na troca de acusações envolvendo…

4 de dezembro de 2025

Guga Pet detalha visita de comissão à Bica e indaga direção do parque por falta de respostas: ‘Perguntas não respondidas’

O embate entre o vereador e ex-secretário de Cuidado e Proteção Animal de João Pessoa,…

4 de dezembro de 2025

Clima esquenta na CMJP e parlamentares sobem o tom em novos ataques contra Lula e Bolsonaro: “Síndico da Papuda”

A sessão desta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de João Pessoa, foi marcada por um…

4 de dezembro de 2025

Cícero questiona papel do MPPB sobre Estação Ciência e diz que órgão não tem autoridade sobre uso do local

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), questionou nesta quarta-feira (4), a atuação do…

4 de dezembro de 2025

Prefeitura tem contas reprovadas por descumprimento do gasto mínimo com educação

As contas anuais do município de Riacho dos Cavalos, referentes ao exercício de 2023, foram…

4 de dezembro de 2025