Foto: Divulgação
O Diretório Nacional do Cidadania decidiu não renovar a federação com o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). A decisão foi aprovada por unanimidade neste domingo (16), durante reunião dos dirigentes da legenda em Brasília, confirmando o posicionamento alinhado durante uma votação no dia 19 de fevereiro em favor do rompimento.
De acordo com o presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, apesar do fim da parceria, a decisão só deve ser oficializada no ano que vem por conta da legislação. A lei determina que os partidos unidos por meio de uma federação precisam permanecer juntos por pelo menos quatro anos.
Em caso de descumprimento, a sigla que romper de forma antecipada pode ser impedida de entrar em novas federações e de formar coligações em eleições majoritárias. A legenda ainda corre o risco de sofrer sanções financeiras, com o bloqueio nos repasses de recursos do fundo partidário.
A federação PSDB-Cidadania estava homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral desde maio de 2022. Além o alinhamento político, a união havia sido estabelecida para superar dificuldade dos dois partidos com as questões estabelecidas pela da cláusula de barreira, principalmente para acessar verbas do fundo partidário e o direito a tempo de propaganda eleitoral em TV e rádio.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Na noite desse sábado (06), policiais militares do 17° BPM realizaram uma ação que resultou…
A Prefeitura Municipal de Capim, localizada na Zona da Mata paraibana, manifestou profundo pesar neste…
A Paraíba voltou a aparecer ser destaque na imprensa nacional protagonizando a capa de nova…
Na noite desse sábado (06), policiais militares do 2º Esquadrão do ROTAM prenderam um homem…
Na manhã deste domingo (07), policiais do 5º BPM prenderam um suspeito em flagrante por…
A Paraíba terá 926 inscritos participando da segunda etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU),…