Foto: Divulgação
O Diretório Nacional do Cidadania decidiu não renovar a federação com o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). A decisão foi aprovada por unanimidade neste domingo (16), durante reunião dos dirigentes da legenda em Brasília, confirmando o posicionamento alinhado durante uma votação no dia 19 de fevereiro em favor do rompimento.
De acordo com o presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, apesar do fim da parceria, a decisão só deve ser oficializada no ano que vem por conta da legislação. A lei determina que os partidos unidos por meio de uma federação precisam permanecer juntos por pelo menos quatro anos.
Em caso de descumprimento, a sigla que romper de forma antecipada pode ser impedida de entrar em novas federações e de formar coligações em eleições majoritárias. A legenda ainda corre o risco de sofrer sanções financeiras, com o bloqueio nos repasses de recursos do fundo partidário.
A federação PSDB-Cidadania estava homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral desde maio de 2022. Além o alinhamento político, a união havia sido estabelecida para superar dificuldade dos dois partidos com as questões estabelecidas pela da cláusula de barreira, principalmente para acessar verbas do fundo partidário e o direito a tempo de propaganda eleitoral em TV e rádio.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Após 16 anos, o Corinthians voltou a ser campeão da Copa do Brasil neste domingo…
O diretório estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) emitiu, na tarde deste domingo (21), nota…
Imagine uma perna cabeluda atacando as pessoas com chutes e rasteiras. O medo seria grande.…
A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência…
O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB), a partir desta segunda-feira (22), ofertará 512 vagas de emprego…
Na madrugada deste domingo (21), a polícia prendeu em flagrante um homem suspeito de agredir…