A ex-secretária de Estado e professora Cida Ramos (PSB) foi a primeira mulher a encabeçar o ranking de votos na disputa pelo legislativo estadual. Nunca uma candidata havia sido campeã de votos na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa (ALPB). No total, 56.048 paraibanos confiaram seu nome àquela Casa, volume que só perde para Toinho do Sopão, que em 2010 teve 57.592 votos.
Para Cida, conquistar espaços é uma luta diária, que ainda caminha a passos lentos. “Acredito que ainda ha um descompasso muito grande entre nossa presença na sociedade e nossa presença no parlamento, mesmo estando em todos os setores da vida econômica. (…) Nós queremos estar na medicina, pilotar aviões, dirigir caminhões, mas queremos também elaborar as leis, dizer como esse Brasil, do ponto de vista institucional, deve ser conduzido”, disse.
Cida entrou na política aos 15 anos, no movimento estudantil. Foi presidente do Centro Acadêmico de Serviço Social (CA) e também do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Foi a única mulher a presidir por três mandatos a Associação dos Docentes da UFPB, além de ter sido secretária de Estado do Desenvolvimento Humano. Cida foi a primeira mulher com deficiência a concorrer à Prefeitura de João Pessoa, em 2014. Apesar da trajetória, a deputada eleita destaca que costuma sofrer cobranças que não são comuns aos homens.
A professora destacou que fará do seu mandato um instrumento para diminuir as diferenças sociais. “A política foi o canal de expressão que encontrei para lutar contra o preconceito. (…) Quero fazer um mandato para todos os segmentos que na sociedade ainda precise arrombar portas para conquistar direitos e se colocar como cidadão”, disse Cida.
Redação
Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir
O árbitro Schumacher Marques Gomes é o único representante da Paraíba na lista de profissionais…
A 4ª rodada do Campeonato Paraibano será aberta na quarta-feira (28/01) com dois jogos. No Marizão,…
Expectativa é aprovação ainda no primeiro semestre de 2026. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi…
A pesquisa PB Agora/Anova, registrada em 22 de janeiro de 2026 sob os protocolos PB-04583/2026…
Em pesquisa divulgada nesta quarta-feira (28) pelo Instituto ANOVA, em parceria com o portal PB…
O cantor Victor Santos grava o DVD ‘Herança de Amor’ no palco do Festival Forró…