Categorias: Política

Cícero diz estranhar nota do Itamaraty, mas agradece apoio diplomático na saída da zona de conflito

PUBLICIDADE

Em nota oficial publicada nesta terça-feira (17) em suas redes sociais, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), junto a demais integrantes da delegação brasileira em missão oficial a Israel, rebateu publicamente o Ministério das Relações Exteriores, que havia afirmado não ter conhecimento prévio da viagem e considerado a iniciativa contrária às recomendações consulares.

A Nota à Imprensa nº 269, emitida pelo Itamaraty no fim de semana, gerou forte reação entre os gestores públicos que integram a comitiva. Cícero e os demais participantes classificaram como “surpreendente” e “desconcertante” o conteúdo da nota e afirmaram que, ao contrário do que foi divulgado, a embaixada brasileira em Tel Aviv foi devidamente informada com antecedência sobre a missão, especialmente no que diz respeito à segunda comitiva, composta por prefeitos e um governador.

“Se a representação diplomática foi previamente avisada, como reconheceram seus próprios representantes, questionamos a ausência de qualquer advertência formal ou impedimento à realização da missão”, afirma o texto, publicado com a assinatura da delegação direto de Tabouk, na Arábia Saudita.

Cícero Lucena também destacou, em nome do grupo, o apoio recebido das representações diplomáticas, apesar do tom crítico da nota oficial do governo federal.

“Ao mesmo tempo em que manifestamos nosso repúdio ao teor e ao momento da nota emitida pelo Itamaraty, reconhecemos e agradecemos o valioso apoio que nos tem sido prestado pelas equipes diplomáticas brasileiras e dos governos locais em Tel Aviv, na Jordânia e na Arábia Saudita, cuja atuação humanitária tem sido essencial para garantir, com segurança, a remoção da delegação da zona de conflito, ainda em curso”, diz a nota.

A manifestação ressalta que a missão teve caráter institucional e de boa-fé, com agenda oficial e objetivos públicos, organizada por meio de um consórcio de municípios e com o apoio direto do governo de Israel. Os prefeitos reforçaram que o momento exige “responsabilidade, unidade nacional e compromisso com a verdade”.

Cícero Lucena reencontrou nesta segunda-feira (16) o filho, o deputado federal Mersinho Lucena (PP), na fronteira entre a Jordânia e a Arábia Saudita. O retorno da comitiva ao Brasil está previsto para esta terça-feira (17). A ausência do prefeito da capital paraibana e o desenrolar da situação internacional geraram ampla repercussão política e social nos últimos dias.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Patrícia Abravanel, o SBT News e os reflexos de um país dividido

Silvio Santos se foi do nosso convívio, mas deixou muitos legados. Um dos maiores foi,…

15 de dezembro de 2025

Cícero Lucena nega boatos sobre desistência de candidatura e alerta para fakenews: “A prática da mentira”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), negou nesta segunda-feira (16), os boatos sobre…

15 de dezembro de 2025

Câmara de Cabedelo dá posse a Edvaldo Neto como prefeito interino: “Não haverá caça às bruxas”

A Câmara Municipal de Cabedelo realizou na tarde desta segunda-feira (15) sessão solene para dar…

15 de dezembro de 2025

OUÇA – “Aconteceu uma injustiça comigo”, afirma vereador Márcio Silva, de Cabedelo, após ter mandato cassado pelo TRE-PB

O vereador do município de Cabedelo, Márcio Silva, afirmou ter sido vítima de injustiça após…

15 de dezembro de 2025

Em nota, André Coutinho diz respeitar decisão do TRE-PB, mas afirma sentir “profundo sentimento de injustiça”; LEIA!

O prefeito de Cabedelo, André Coutinho (Avante), afirmou, em nota divulgada na tarde desta segunda-feira…

15 de dezembro de 2025

Aguinaldo reitera articulação para trazer Ruy Carneiro para base: “A gente conversa muito”

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) afirmou, nesta segunda-feira, que vai atuar diretamente para viabilizar…

15 de dezembro de 2025