Categorias: Política

Cícero diz estranhar nota do Itamaraty, mas agradece apoio diplomático na saída da zona de conflito

PUBLICIDADE

Em nota oficial publicada nesta terça-feira (17) em suas redes sociais, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), junto a demais integrantes da delegação brasileira em missão oficial a Israel, rebateu publicamente o Ministério das Relações Exteriores, que havia afirmado não ter conhecimento prévio da viagem e considerado a iniciativa contrária às recomendações consulares.

A Nota à Imprensa nº 269, emitida pelo Itamaraty no fim de semana, gerou forte reação entre os gestores públicos que integram a comitiva. Cícero e os demais participantes classificaram como “surpreendente” e “desconcertante” o conteúdo da nota e afirmaram que, ao contrário do que foi divulgado, a embaixada brasileira em Tel Aviv foi devidamente informada com antecedência sobre a missão, especialmente no que diz respeito à segunda comitiva, composta por prefeitos e um governador.

“Se a representação diplomática foi previamente avisada, como reconheceram seus próprios representantes, questionamos a ausência de qualquer advertência formal ou impedimento à realização da missão”, afirma o texto, publicado com a assinatura da delegação direto de Tabouk, na Arábia Saudita.

Cícero Lucena também destacou, em nome do grupo, o apoio recebido das representações diplomáticas, apesar do tom crítico da nota oficial do governo federal.

“Ao mesmo tempo em que manifestamos nosso repúdio ao teor e ao momento da nota emitida pelo Itamaraty, reconhecemos e agradecemos o valioso apoio que nos tem sido prestado pelas equipes diplomáticas brasileiras e dos governos locais em Tel Aviv, na Jordânia e na Arábia Saudita, cuja atuação humanitária tem sido essencial para garantir, com segurança, a remoção da delegação da zona de conflito, ainda em curso”, diz a nota.

A manifestação ressalta que a missão teve caráter institucional e de boa-fé, com agenda oficial e objetivos públicos, organizada por meio de um consórcio de municípios e com o apoio direto do governo de Israel. Os prefeitos reforçaram que o momento exige “responsabilidade, unidade nacional e compromisso com a verdade”.

Cícero Lucena reencontrou nesta segunda-feira (16) o filho, o deputado federal Mersinho Lucena (PP), na fronteira entre a Jordânia e a Arábia Saudita. O retorno da comitiva ao Brasil está previsto para esta terça-feira (17). A ausência do prefeito da capital paraibana e o desenrolar da situação internacional geraram ampla repercussão política e social nos últimos dias.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeitura de Capim lamenta morte de secretário após acidente registrado na noite deste sábado

A Prefeitura Municipal de Capim, localizada na Zona da Mata paraibana, manifestou profundo pesar neste…

7 de dezembro de 2025

Tiroteio provoca correria e deixa comerciante ferido na orla de Cabedelo

Um tiroteio deixou um comerciante ferido e provocou correria no inicio da tarde deste domingo…

7 de dezembro de 2025

Mais de 900 candidatos realizam a 2ª fase do Concurso Nacional Unificado neste domingo na Paraíba

A Paraíba terá 926 inscritos participando da segunda etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU),…

7 de dezembro de 2025

Paraíba é destaque na imprensa nacional e protagoniza capa de revista de bordo

A Paraíba voltou a aparecer ser destaque na imprensa nacional protagonizando a capa de nova…

7 de dezembro de 2025

Prefeitura de João Pessoa revela que invasão à Bica que resultou na morte de jovem ocorreu durante a madrugada

A Prefeitura de João Pessoa revelou, neste domingo (7), que a invasão ao Parque Zoobotânico…

7 de dezembro de 2025

Feriado: Frota de ônibus de João Pessoa vai contar com operação especial nesta segunda

Mesmo com o feriado desta segunda-feira (8), a Prefeitura de João Pessoa ajustou a operação…

7 de dezembro de 2025