EXCLUSIVO – O ex-senador Cícero Lucena, do Progressitas da Paraíba, em contato com a reportagem do PB Agora, no final da tarde desta quarta-feira (17), abortou a tese de que poderia estar inelegível para a disputa eleitoral desse ano, em João Pessoa, por conta dos desdobramentos de uma ação que tramita no Tribunal de Contas da União.

Segundo ele, o ganho da ação criminal proferida ainda em 2019 resolve essa questão e elide qualquer entendimento contrário sobre o tema.

“O ganho da criminal no ano passado resolve isso”, disse, acrescentando que, inclusive, já foi apresentado ao Tribunal de Contas da União o ganho da ação no âmbito criminal.

Para o ex-parlamentar, quem utiliza desse tipo de estratagema para tentar manchar sua imagem age com desespero na ânsia de continuar um jogo político injusto contra ele.

“Isso é desespero de quem não tem proposta e quer continuar fazendo um jogo injusto comigo”, emendou.

A tese de que Cícero poderia se tornar inelegível veio à tona diante de recentes jurisprudências do Tribunal Superior Eleitoral que determinou a inelegibilidade de políticos com contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União.

A reportagem do portal PB Agora também entrou em contato com o advogado Marcos Souto Maior Filho, reconhecido por seu amplo conhecimento em direito eleitoral, tendo, inclusive, já exercido o cargo de juiz eleitoral, e ele também ponderou sobre os desdobramentos de um processo nesses moldes, ao afirmar que a análise do caso, os documentos enviados e decisões em outras esferas são determinantes para afirmar ou não sobre inelegibilidade política.

“Tem que se contar o prazo estabelecido, saber se existem recursos pendentes, entre tantos outros fatores para se poder determinar se alguém está ou não inelegível”, argumentou.

 

Márcia Dias

PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

MPPB denuncia prefeito de Santa Rita por contratações ilegais de servidores

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) ofereceu denúncia ao Tribunal de Justiça do Estado (TJPB) contra o prefeito do município de Santa Rita, Emerson Fernandes Alvino Panta. De acordo com…

Eduardo Carneiro dá o tom da disputa pela PMJP: “É hora de olharmos pra frente”

Decidido a disputar a Prefeitura de João Pessoa nas eleições municipais deste ano, o deputado estadual Eduardo Carneiro já deu início a elaboração de um plano de governo. De acordo…