Cerca de mil crianças paraibanas com algum tipo de deficiência estão atualmente na fila de espera pelo primeiro atendimento na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (FUNAD), de acordo com denúncia do deputado estadual Bosco Carneiro (Republicanos). O órgão estadual é referência em habilitação e reabilitação para pessoas com deficiência física, intelectual, visual, auditiva e com transtornos.
Em pronunciamento na sessão ordinária desta terça-feira (14) na Assembleia Legislativa da Paraíba, o deputado revelou a preocupante situação de famílias que têm filhos com transtorno do espectro autista (TEA) e que aguardam há meses pelo primeiro atendimento na fundação. Um dos casos é o de uma mãe que se inscreveu em 22 de outubro de 2022 e que até hoje espera pela convocação.
Segundo Bosco, a mãe da autista foi informada por um funcionário da FUNAD nesta segunda-feira (13) que a espera só cresce e que atualmente a lista chega ao número 1.804. “Quando se inscreveu, ano passado, a ficha dela era 1.311. Hoje, o número geral já ultrapassa os 1.800 e até agora sua filha não foi chamada. Uma espera absurda, pois essa assistência é essencial para quem tem o transtorno”, justificou.
Bosco Carneiro lembrou que tanto a legislação estadual quanto federal dão prioridade a pessoas com autismo e cobrou do Governo do Estado a ampliação dos atendimentos e contratação urgente de equipes multidisciplinares. “Pra mim, foi até uma surpresa essa triste situação. Não podemos fechar os olhos para a questão. Precisamos, realmente, estabelecer políticas públicas que funcionem de forma efetiva, pois essas pessoas necessitam que o Estado cumpra o seu papel de dar assistência”, afirmou.
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O consumidor que pretende repor o gás de cozinha nos próximos dias deve consultar a…
A presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, deputada Cida Ramos, confirmou nesta…
Na noite desta quinta-feira (22), uma ação rápida da Polícia Militar da Paraíba resultou no…
O ex-vice-prefeito de Campina Grande, Ronaldo Cunha Lima Filho, foi submetido a um cateterismo nesta…
Um caso chamou a atenção da imprensa paraibana na tarde de ontem (22), ocorre que…
Uma jovem de 22 anos foi morta a tiros na noite dessa quinta-feira (22), dentro…