Categorias: Política

Celso Amorim indica continuidade na Defesa e elogia Nelson Jobim

O novo ministro da Defesa, Celso Amorim, disse em rápido pronunciamento, nesta sexta-feira, que tem muito "apreço" pelo trabalho dos antecessores, inclusive de Nelson Jobim, e indicou que continua com o mesmo projeto de Defesa. Em João Pessoa, na Paraíba, ele afirmou ainda que aceitou o convite para chefiar a pasta e que sábado vai encontrar os comandantes militares para ter uma conversa.

Antes de viajar para Bahia, a presidente Dilma Rousseff se reuniu pela manhã com os comandantes do Exército, Enzo Peri; da Marinha, almirante Moura Neto; e da Aeronáutica brigadeiro Juniti Saito. Jobim caminhou hoje próximo a sua casa, em Brasília, e não quis comentar as polêmicas envolvendo sua saída. Ele apenas disse não ser "mais nada".

 

– Acho que a Defesa tem um projeto importante e que há uma estratégia nacional de Defesa já definida no país. Eu, em toda a minha vida, fui um servidor do Estado brasileiro. E pretendo continuar a ser esse servidor, sempre abrindo condição para um diálogo com a sociedeade, mas sem perder de vista os interesses maiores e estratégicos da nação – disse Amorim.

 

O ex-ministro das Relações Exteriores de Lula contou que já teve uma conversa com a presidente Dilma e que ainda falará mais sobre o seu trabalho com ela. O novo ministro também elogiou os seus ex-colegas.

– Tenho muito apreço pelo trabalho feito pelos meus antecessores , inclusive o ministro Nelson Jobim – disse ele.

Na noite de quinta-feira, Jobim entregou carta de demissão à presidente Dilma, logo após chegar de viagem oficial a Tabatinga (AM). Dilma havia decidido demitir o ministro pela manhã , após a divulgação das declarações do ministro em reportagem da revista Piauí . Na matéria, Jobim chama a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, de "fraquinha" e diz que a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, não conhece Brasília. Mas o que mais irritou Dilma foi o ministro ter contado à revista que, quando a presidente lhe perguntou se Genoino seria útil como assessor na Defesa, teria respondido: "Presidente, quem sabe se ele pode ser útil ou não sou eu".

Celso Amorim foi escolhido para assumir o Ministério da Defesa por pelo menos duas razões: sua larga experiência em temas relacionados à segurança internacional e por pertencer a uma carreira de Estado, hierarquizada e disciplinada, semelhante à exercida pelos militares. A opinião do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que nunca poupou elogios ao seu chanceler, também deve ter pesado. Nos bastidores do governo, dizia-se nesta quinta-feira que o grande desafio de Amorim será conquistar a simpatia da cúpula das Forças Armadas.

José Dirceu lamenta saída de Jobim, mas diz que Amorim é "excelente solução"

O ex-ministro e deputado cassado José Dirceu lamentou nesta sexta-feira a saída do ex-ministro Nelson Jobim, mas defendeu a escolha do nome de Amorim como uma solução "excelente" e "natural". Ele minimizou as críticas da oposição em relação a uma suposta falta de prestígio do novo ministro junto às Forças Armadas.

– Quem tem de ter prestígio é a presidente da República, comandante em chefe das Forças Armadas. O ministro tem delegação dela e é evidente que ele tem autoridade para isso, a não ser que nós vamos sair da Constituição brasileira – rebateu Dirceu, no intervalo da reunião do Diretório Nacional no PT, no Rio.

 

Dirceu disse não ver problema na escolha de um diplomata para o cargo, o que teria desagradado setores militares:

– Não é possível para agradar a todos. Não há ninguém com um perfil mais adequado para a Defesa do que um diplomata como o Celso Amorim. Ele tem experiência, tem conhecimento e capacidade – disse o ex-ministro.

O petista, que é amigo de Nelson Jobim, disse que ainda não conversou com o ex-ministro, mas que, até na semana passada, Jobim não havia mostrado intenção de deixar o governo.

– Achei lamentável (a saída de Jobim) porque ele estava fazendo um trabalho excepcional. Mas é página virada. A solução, Celso Amorim, é excelente.
 

 

Globo

Últimas notícias

Morre aos 87 anos dona Elizabeth, mãe do presidente da ALPB, Adriano Galdino

Faleceu neste domingo (15), em Campina Grande, aos 87 anos, Dona Elizabete Pereira de Araújo,…

15 de fevereiro de 2026

Dados do TSE revelam mudanças no mapa das filiações: PSB e Republicanos puxam alta, mas MDB segue a maior sigla da PB

Entre outubro de 2022 e janeiro de 2026, o Republicanos foi o partido que mais…

15 de fevereiro de 2026

João Pessoa sanciona lei que integra câmeras de condomínios à Central de Monitoramento

A Prefeitura de João Pessoa sancionou uma lei que autoriza a integração das câmeras de…

15 de fevereiro de 2026

Corpo de homem desaparecido há 2 dias no Rio Mamanguape é encontrado

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM) localizou, neste domingo (15), o corpo do…

15 de fevereiro de 2026

Homem é preso após descumprir medida protetiva e ameaçar ex-esposa em Manaíra

Um homem de 48 anos foi preso na noite desse sábado (14), em Manaíra, no…

15 de fevereiro de 2026

MPPB e IPC discutem coleta compulsória de DNA de criminosos na Paraíba

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Instituto de Polícia Científica (IPC) realizaram, na…

15 de fevereiro de 2026