Categorias: Política

CCJ do Senado impõe revés à Câmara e rejeita, por unanimidade, PEC da Blindagem

PUBLICIDADE

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado rejeitou, por unanimidade, nesta quarta-feira (24), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem, que dificultava a prisão e a abertura de processos criminais contra parlamentares federais e presidentes de partidos. Com a decisão, o texto segue agora para análise do plenário da Casa.

O parecer do relator, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), foi aprovado pelo colegiado. Ele defendeu a rejeição da PEC, argumentando que a proposta abriria brechas para a impunidade.

A PEC, aprovada na Câmara no último dia 16, com o apoio de dez deputados paraibanos, previa que deputados e senadores só poderiam ser processados criminalmente pelo Supremo Tribunal Federal (STF) se a respectiva Casa legislativa autorizasse a ação, por maioria absoluta de seus membros, em votação secreta. Caso a licença fosse negada, o processo ficaria suspenso durante o mandato do parlamentar.

Além disso, o texto estendia o foro privilegiado – quando o STF é a única instância para julgamento – aos presidentes nacionais de partidos com representação no Congresso Nacional.

A proposta gerou protestos em todas as capitais do país no último domingo (21). As manifestações também pediam a rejeição do projeto de lei que concede anistia a condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, em tramitação na Câmara.

Emenda contrária

O senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) apresentou uma emenda na terça-feira (23/9) para tentar salvar a PEC da Blindagem. No entanto, durante a votação nesta quarta-feira (24), o parlamentar votou atrás e disse que “não há condições de discutir, com serenidade, esse tema da imunidade parlamentar material”.

“Penso que poderíamos avançar, mas o relator não acolheu. Não vou insistir na PEC neste momento, mas rogo aqui nesta Casa que nós possamos discutir esse tema com a devida liberdade e com a devida serenidade em outro momento”, acrescentou o senador.

A emenda foi assinada com outros 12 senadores, entre eles Ciro Nogueira (PP-PI) e Rogério Marinho (PL-RN).

Moro declarou ser contra a PEC da Blindagem, deixando claro que é uma proposta “inaceitável”. Em seu discurso na CCJ, ele também defende o fim do foro privilegiado.

Os senadores se juntaram na comissão para defender o relatório Alessandro Vieira e se mostraram contrários à exigência do voto secreto. Agora, o arquivamento da proposta deverá ser comunicado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Redação


PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo e Cajazeiras iniciam programação do Férias Funesc nesta segunda

Começa nesta segunda-feira (19) a programação do ‘Férias Funesc’, projeto da Fundação Espaço Cultural da…

18 de janeiro de 2026

Antes da estreia no Paraibano, Botafogo anuncia mais um reforço para a lateral esquerda

O Botafogo-PB anunciou oficialmente neste sábado (17), a contratação do lateral-esquerdo Luiz Fernando, de 25 anos, conhecido como Bull.…

18 de janeiro de 2026

Hugo Motta diz que Câmara dará tramitação rápida para validar acordo Mercosul-UE

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), celebrou a formalização do acordo comercial…

18 de janeiro de 2026

Inmet emite alerta de chuvas intensas para 35 cidades do Sertão paraibano

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para 35 municípios…

18 de janeiro de 2026

Ainda sem Nenê, Botafogo-PB empata com Esporte de Patos na estreia do Paraibano

Botafogo-PB e Esporte de Patos ficaram no empate em 1 a 1 na manhã deste…

18 de janeiro de 2026

Projeto Vila Kids Sejel oferece colônia de férias dominicais gratuitas na Vila Olímpica Parahyba

Vila Olímpica Parahyba será palco neste domingo (18) de muitas brincadeiras e recreação com crianças…

18 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464