A Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na manhã desta segunda-feira (13), reunião para apreciar 48 matérias em tramitação na Casa. Do total de matérias apreciadas, 37 receberam pareceres favoráveis e 11 desfavoráveis. Das matérias com pareceres favoráveis, 30 foram Projetos de Lei (PLs) e sete Projetos de Decretos Legislativos (PDLs).
Dentre os PLs que tiveram pareceres favoráveis, destacam-se: o de autoria de Benilton Lucena (PT), que prevê a implantação de câmeras de vídeo para fins de segurança nos Terminais de Integração de João Pessoa; o de autoria do vereador licenciado Helton Renê (PP), que dispõe sobre a identificação em Braille das denominações “masculino” e “feminino” nos bainheiros destinados ao público em geral; o de autoria do vereador Renato Martins (PSB), que disciplina a cobrança de “bandeira dois” pelos taxistas em corridas com destino ao aeroporto da cidade; e o de autoria de Santino (PT do B), que dispõe sobre a criação do Dia do Lazer para o Deficiente Físico.
Dentre os PLs que obtiveram pareceres desfavoráveis está o de autoria de Eduardo Carneiro (SD), que obriga a instalação de “bituqueiras”, locais para descarte de cigarros, em locais públicos utilizados como área de fumantes; o de Renato Martins, que reconhece como atividade de risco a profissão de motoboy, profissional responsável pela entrega de mercadorias e serviços em ciclomotor; e o de autoria de Benilton Lucena, que cria o Código de Defesa do Usuário do Serviço Público do Município.
Homenagens
Os PDLs aprovados vão homenagear personalidades que tiveram relevantes serviços prestados à Capital. Dentre os homenageados estão: o professor honorário na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, José Souto Maior Borges, que receberá das mãos do vereador Marco Antônio (PPS) o Título de Cidadão Pessoense e a Comenda Poeta Ronaldo Cunha Lima; a Igreja Evangélica Congregacional da Aliança, que receberá a Medalha João Pessoa das mãos da vereadora Eliza Virgínia (PSDB); e a jornalista Edileide Oliveira Bezerra (Edileide Vilaça), que receberá o Título de Cidadã Pessoense de Fuba (PT).
O petista, que é o presidente da Comissão, avaliou a produtividade da reunião realizada. “Ocorreu tudo na devida normalidade, desafogamos a pauta. Demos continuidade aos trabalhos da Comissão na Casa para que não haja acumulação de projetos”, comentou Fuba.
Ascom
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Uma tentativa de assalto resultou na morte de um homem nessa quinta-feira (15), no Centro…
Um professor de educação física foi condenado por estupro de vulnerável nessa quinta-feira (15), na…
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira (16) as notas do Exame Nacional do…
Após a morte de milhares de peixes, equipamentos para oxigenar as águas do Açude Velho serão instalados…
O Supremo Tribunal Federal (STF) informou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi transferido nesta quinta-feira (15)…
A Polícia Militar atendeu, na noite de ontem (15), uma ocorrência de violência doméstica e…