Categorias: Política

Cássio virou o jogo?

De repente, de forma bem articulada, Cássio Cunha Lima, Ricardo Coutinho, Rômulo Gouveia, Arthur Cunha Lima e Efrain Moraes surgiram na mídia com uma informação única: a de que o ex-governador, de um milhão de amigos (ou seriam votos?) vai mesmo apoiar o prefeito da capital para o Governo do Estado em 2010. E teria, inclusive, o aval na Executiva Nacional para isso.

A Nacional teria dito a Cícero que ele deve, sim, aceitar a composição PSB-PSDB-DEM na Paraíba, retirar a sua candidatura e, se não quiser declarar apoio também, recolher o trem de pouso – com aeronave e tudo – e deixar a campanha passar. Seria mais ou menos esse o cenário, traçado por Cássio e aliados.

É claro que a notícia pegou a todos de surpresa. Inclusive, o próprio Cícero, que continua a dizer que não abre mão de sua candidatura. A se confirmar tudo, é de se pensar: o que esperar do futuro dessa união?

Um dado a se constatar é que Ricardo Coutinho perde muitos dos votos dados pelos que, historicamente, o acompanharam em sua trajetória política. Claro, pois se unir a PSDB e DEM é algo que muitos dos Ricardistas de carteirinha não imaginavam nem em sonho, há bem pouco tempo.

Por outro lado, o prefeito da capital ganha no interior, onde não tinha musculatura política. Aliás, Ricardo Coutinho nem era bem conhecido, há até bem pouco tempo, nas cidades do interior do Estado. O preço de se aliar a antigos adversários é este: ganhar musculatura política pelo interior.

É claro que Ricardo Coutinho fez as contas. Fez e viu que é mais vantajoso – numericamente falando – perder os votos dos ex-amigos e ganhar os votos dos novos amigos, pois é justamente destes votos que precisa para se tornar um candidato competitivo pelo interior, onde Cássio e Maranhão disputam, palmo a palmo, o território político.

Por outro lado, Cássio deve ter raciocinado muito, também, imaginando ser esta aliança uma ‘faca de dois legumes’, como dizia, em Campina Grande, o sindicalista Zé da Farinha. É que, a partir desta eleição, Cássio passa o cajado para Ricardo, que assume a posição de cabeça de chapa do agrupamento político PSB-PSDB-DEM. Isso é bom, politicamente, para ele?

Perguntinha chata, não?

Últimas notícias

Morre aos 87 anos dona Elizabeth, mãe do presidente da ALPB, Adriano Galdino

Faleceu neste domingo (15), em Campina Grande, aos 87 anos, Dona Elizabete Pereira de Araújo,…

15 de fevereiro de 2026

Dados do TSE revelam mudanças no mapa das filiações: PSB e Republicanos puxam alta, mas MDB segue a maior sigla da PB

Entre outubro de 2022 e janeiro de 2026, o Republicanos foi o partido que mais…

15 de fevereiro de 2026

João Pessoa sanciona lei que integra câmeras de condomínios à Central de Monitoramento

A Prefeitura de João Pessoa sancionou uma lei que autoriza a integração das câmeras de…

15 de fevereiro de 2026

Corpo de homem desaparecido há 2 dias no Rio Mamanguape é encontrado

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM) localizou, neste domingo (15), o corpo do…

15 de fevereiro de 2026

Homem é preso após descumprir medida protetiva e ameaçar ex-esposa em Manaíra

Um homem de 48 anos foi preso na noite desse sábado (14), em Manaíra, no…

15 de fevereiro de 2026

MPPB e IPC discutem coleta compulsória de DNA de criminosos na Paraíba

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Instituto de Polícia Científica (IPC) realizaram, na…

15 de fevereiro de 2026