A Paraíba o tempo todo  |

Cássio virou o jogo?

De repente, de forma bem articulada, Cássio Cunha Lima, Ricardo Coutinho, Rômulo Gouveia, Arthur Cunha Lima e Efrain Moraes surgiram na mídia com uma informação única: a de que o ex-governador, de um milhão de amigos (ou seriam votos?) vai mesmo apoiar o prefeito da capital para o Governo do Estado em 2010. E teria, inclusive, o aval na Executiva Nacional para isso.

A Nacional teria dito a Cícero que ele deve, sim, aceitar a composição PSB-PSDB-DEM na Paraíba, retirar a sua candidatura e, se não quiser declarar apoio também, recolher o trem de pouso – com aeronave e tudo – e deixar a campanha passar. Seria mais ou menos esse o cenário, traçado por Cássio e aliados.

É claro que a notícia pegou a todos de surpresa. Inclusive, o próprio Cícero, que continua a dizer que não abre mão de sua candidatura. A se confirmar tudo, é de se pensar: o que esperar do futuro dessa união?

Um dado a se constatar é que Ricardo Coutinho perde muitos dos votos dados pelos que, historicamente, o acompanharam em sua trajetória política. Claro, pois se unir a PSDB e DEM é algo que muitos dos Ricardistas de carteirinha não imaginavam nem em sonho, há bem pouco tempo.

Por outro lado, o prefeito da capital ganha no interior, onde não tinha musculatura política. Aliás, Ricardo Coutinho nem era bem conhecido, há até bem pouco tempo, nas cidades do interior do Estado. O preço de se aliar a antigos adversários é este: ganhar musculatura política pelo interior.

É claro que Ricardo Coutinho fez as contas. Fez e viu que é mais vantajoso – numericamente falando – perder os votos dos ex-amigos e ganhar os votos dos novos amigos, pois é justamente destes votos que precisa para se tornar um candidato competitivo pelo interior, onde Cássio e Maranhão disputam, palmo a palmo, o território político.

Por outro lado, Cássio deve ter raciocinado muito, também, imaginando ser esta aliança uma ‘faca de dois legumes’, como dizia, em Campina Grande, o sindicalista Zé da Farinha. É que, a partir desta eleição, Cássio passa o cajado para Ricardo, que assume a posição de cabeça de chapa do agrupamento político PSB-PSDB-DEM. Isso é bom, politicamente, para ele?

Perguntinha chata, não?


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe