Categorias: Política

Cássio (PSDB) e Vitalzinho (PMDB) lideram a corrida para o Senado na Paraíba

 

Se as eleições fossem hoje, Cássio Cunha Lima (PSDB) e Vitalzinho (PMDB) levariam vantagem sobre os adversários na corrida pelas duas vagas abertas para o Senado e seriam eleitos. O tucano lidera a pesquisa com 49% das intenções de voto, seguido pelo peemedebista, com 28%. Depois deles aparecem Efraim Morais (DEM), com 25%; Wilson Santiago (PMDB), 20%; Vital Farias (PCB), 4%, e Maria das Dores (PCO), 1%. Marcos Dias (Psol) e Edgard Malagodi (Psol) não pontuaram.

A consulta para o Senado leva em consideração o primeiro e o segundo voto do eleitor para a escolha do representante, já que neste ano há duas vagas para o cargo. Por conta disso, a soma total dos percentuais chega a 200%. A pesquisa demonstra também que ainda há perspectiva de crescimento entre os postulantes, já que 23% dos eleitores disseram que vão votar nulo e 48% deles estão indecisos.

A pesquisa estimulada mostra ainda um crescimento considerável de Vitalzinho na corrida eleitoral. Há um mês, ele aparecia com 22% das intenções de voto e subiu para 28%. Uma diferença de 6 pontos percentuais para cima. A tendência de crescimento também foi vista em relação a Cássio Cunha Lima, que passou de 45%, em agosto, para 49% neste mês.

A pesquisa também demonstrou que os postulantes ao Senado precisam ficar mais atentos ao número de campanha. Entre os eleitores ouvidos pelo Instituto Diário Data Associados e que disseram ter candidato, a maioria não sabia dizer qual número eles vão precisar digitar na urna eletrônica para confirmar o voto no postulante de sua escolha. E isso a menos 15 dias das eleições.

O número mais massificado, até o momento, é o do ex-governador Cássio Cunha Lima. Apesar disso, não mais do que 11% dos eleitores do tucano sabem que o número dele é "456". Na seqüência vêm o de Vitalzinho (155), conhecido apenas por 5% do eleitorado dele, e o de Wilson Santiago (151), conhecido também por 5% dos eleitores do peemedebista.

MesorregiõesO Instituto Diário Data Associados também aferiu a preferência do eleitorado por região. Os dados mostraram surpreendentemente que tanto Cássio, quanto Vitalzinho possuem melhor avaliação em João Pessoa que em Campina Grande. O tucano tem a preferência de 37% do eleitorado de Campina e de 45% dos da capital. Já o peemedebista tem 16% em Campina e 32% em João Pessoa.

Levando em consideração a distribuição dos eleitores tendo como base o porte das cidades, Cássio e Vitalzinho levam maior vantagem nos municípios com população variando entre 30 mil e 100 mil. Nesta mesma faixa está Efraim Morais. Já Wilson Santiago encontra melhor receptividade entre os eleitores das cidades com menos de 10 mil eleitores.

Intenção estimulada de voto para Senador

Cássio Cunha Lima 49%

Vitalzinho 28%

Efraim Morais 25%

Wilson Santiago 20%

Edgard Malagodi 0%

Marcos Dias 0%

Maria das Dores 1%

Vital Farias 4%

NR/ninguém/voto nulo 23%

NS/indeciso/voto branco 48%

Total 200%
 

Últimas notícias

Hospitais de Campina Grande suspendem paralisação

Nesta quinta-feira (29), os hospitais filantrópicos e privados que integram a rede complementar do SUS…

29 de janeiro de 2026

Ídolo do MMA, campeão do UFC Charles do Bronx participa de evento BRTL Fight Combat no Ginásio Ronaldão, em JP

A 10ª edição do BRTL Fight Combat promete agitar João Pessoa no próximo dia 30…

29 de janeiro de 2026

Paraíba teve mais de 300% de aumento nos casos de resgate de trabalhadores em situações análogas à escravidão

Pessoas dormindo no chão, sem comida suficiente e em instalações insalubres. Este não é um…

29 de janeiro de 2026

Procon-JP interdita bombas de gasolina em dois postos na Zona Sul da Capital

Seguindo denúncias de consumidores, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João…

29 de janeiro de 2026

Em Nota, Cagepa rebate Semam, nega despejo de esgoto nas Três Lagoas e responsabiliza PMJP

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) divulgou, nesta quinta-feira (29), uma nota…

29 de janeiro de 2026

Tudo no mesmo lugar: a política paraibana em modo repetição!

Final de janeiro de 2026, e as pesquisas de opinião seguem dominando o noticiário e…

29 de janeiro de 2026