A Paraíba o tempo todo  |

Cássio: inauguração de laboratório em CG

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) participou na tarde desta segunda-feira, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), da inauguração da Sala de Situação do Laboratório de Mudanças Climáticas da Paraíba e das estações agrometeorológica, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, através da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (AESA) e da Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia – SERHMACT, com Agência Nacional de Águas (ANA) e a Agência Brasileira de Inovação (Finep).
 

As chamadas “Salas de Situação” são um espaço físico, provido de equipamentos de informática, com conexão à rede mundial de computadores, onde é possível integrar as áreas de hidrologia, meteorologia, radar, Defesa Civil e sensoriamento remoto, em articulação direta com as áreas federal e estadual, além da interligação permanente à Sala de Situação da ANA. São locais onde são coletados dados para análise do tempo meteorológico e encontram-se equipadas com aparelhos de medição das variáveis climáticas. Os seus dados são utilizados ainda para a previsão do tempo.
 

Para lidar com esses dados e informações, as Salas de Situação Estaduais reúnem especialistas das áreas de hidrologia, de meteorologia e da Defesa Civil. Associada à implantação de Salas de Situação coloca-se a necessidade de modernização do monitoramento hidrometeorológico, alcançado por meio da instalação de equipamentos de medição automática de chuva e de nível de rios e, ainda, de transmissores de dados via celular (GPRS) ou satélite (SCDs, GOES e ARGOS).           

 

O senador Cássio Cunha Lima que esteve recentemente em Brasília, com o presidente da ANA, com quem tratou de assuntos referentes à estiagem e à própria Sala de Situação hoje inaugurada, destacou que a tecnologia é capaz de melhorar a situação de vida das pessoas que vivem no nosso semiárido, ajudando aos administradores no planejamento de ações estratégicas que possibilitem uma convivência mais digna dos nordestinos que sempre são atingidos principalmente pela estiagem.
 

 

 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe