A Paraíba o tempo todo  |

Cássio completa 50 anos, agradece mensagens e homenageia o pai

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) completa 50 anos de idade nesta sexta-feira (05). O tucano vem recebendo desde as primeiras horas da manhã de hoje milhares de manifestações de carinho dos seus amigos e eleitores em toda a Paraíba, além dos cumprimentos de diversas autoridades do Estado.

 

Em seu microblog Twitter, Cássio agradeceu as mensagens e enfatizou a emoção de estar vivenciando a data pela primeira vez sem a presença do seu pai, o poeta Ronaldo Cunha Lima, que faleceu em julho do ano passado.

 

""

 

 

Biografia

Cássio Rodrigues da Cunha Lima nasceu no dia 05 de abril de 1963. É natural de Campina Grande, PB. Formado em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual da Paraíba. Pai de três filhos com Sílvia; Diogo, Marcela e Pedro. É filho de Ronaldo e Glória Cunha Lima e tem três irmãos, Ronaldo Filho, Savigny e Glauce.

 

Iniciou a sua trajetória política como representante dos estudantes secundaristas na luta pela Anistia. Foi diretor do Centro Acadêmico de Direito da UFPB e presidente do Centro Acadêmico de Direito Sobral Pinto, da UEPB. Em 1986, aos 23 anos, foi eleito deputado federal constituinte com 93.236 votos e em 1988, eleito prefeito de Campina Grande com 53.720 votos.  

 

 

 ""

Foi vice líder de Mário Covas na Constituinte onde integrou a Subcomissão da Família, do Menor e do Idoso, as Comissões da Família, da Educação, Cultura e Esportes, da Ciência e Tecnologia e Comunicação e a Subcomissão dos Negros, Populações Indígenas, Pessoas Deficientes e Minorias e a Comissão da Ordem Social.

 

Como Constituinte, Cássio é o autor de projetos como o que aumentou de meio para um salário mínimo o menor benefício pago pela Previdência Social, o que garante ônibus gratuito para maiores de 65 anos e o que reduziu em cinco anos a idade mínima para a aposentadoria de trabalhadores rurais. É co-autor da emenda que reduziu para 16 anos a idade mínima para votar.

 

Voltou a ser prefeito de Campina Grande em 1996 com 72.185 votos e reeleito em 2000 com 122.718 votos (71,3%). Na prefeitura recebeu diversos prêmios nacionais, entre os quais, o de Gestão e Cidadania da Fundação Getúlio Vargas. Entre as suas prioridades administrativas estão os investimentos em educação e saúde e geração de emprego e renda além da realização de obras de infra estruturas básicas que fez de Campina Grande a cidade com maior índice de saneamento básico do Nordeste e o primeiro município da região a ser 100% eletrificado.

 

Em 2002, Cássio Cunha Lima foi eleito governador da Paraíba onde venceu os dois turnos e obteve no segundo, 889.922 votos e reeleito em 2006 com vitórias nos dois turnos, obtendo no 2º turno 1.003.102 votos. 

 

Entre as suas realizações, universalizou o ensino médio, diminuiu a dívida pública de 16% para 6% das receitas correntes líquidas quando o Estado cumpriu todas as metas fiscais estabelecidas pelo ministério da Fazenda. Expandiu e concedeu histórica autonomia à Universidade Estadual da Paraíba, duplicou o índice de saneamento básico do estado, promoveu 27 concursos públicos e sancionou 37 Planos de Cargos, Carreira e Remuneração para os servidores e a Paraíba alcançou índices de crescimento do PIB acima da média nacional.

 

Ainda no período de governo de Cássio, a Paraíba foi um dos estados do país que mais aumentou o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A geração de emprego foi recorde histórico a exemplo das exportações estaduais. Mais de 50 mil famílias paraibanas tiveram as suas casas quitadas e outras 20 mil famílias receberam novas moradias.

 

Elegeu-se senador em 2010 com 1.004.183 votos. Atualmente ocupa a vice-liderança do PSDB e da oposição no Senado Federal, sendo um dos maiores arautos do país na luta contra a seca que assola a região nordeste.

 

Assim como seu pai, Ronaldo Cunha Lima, venceu todas as eleições que disputou. Com 4.088.711 somados em todos os pleitos, Cássio é o político mais votado de toda a história da Paraíba. 

 

""  ""

 

 

PBAgora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe