A Paraíba o tempo todo  |

Caso Master: dinheiro jogado pela janela durante operação da PF reascende memória de caso na PB

Uma cena inusitada marcou a terceira fase da Operação Barco de Papel, da Polícia Federal, na manhã desta quarta-feira (11): uma mala com dinheiro em espécie foi arremessada pela janela de um apartamento em Balneário Camboriú (SC) durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão. A ação investiga suspeitas de crimes contra o sistema financeiro envolvendo recursos do Rioprevidência, fundo de previdência dos servidores do Rio de Janeiro

Além do dinheiro, a PF apreendeu dois carros de luxo e celulares. Um dos aparelhos seria da pessoa que lançou a mala pela janela. Os mandados, expedidos pela 6ª Vara Federal Criminal do Rio, também foram cumpridos em Itapema (SC) e têm como base indícios de obstrução de investigação e ocultação de provas.

A operação apura investimentos de cerca de R$ 970 milhões feitos pelo Rioprevidência em letras financeiras do Banco Master, instituição que acabou liquidada pelo Banco Central após suspeitas de fraudes bilionárias.

MEMÓRIA NA PARAÍBA

A cena registrada nesta quarta-feira (11), em Balneário Camboriú (SC), trouxe à memória um episódio emblemático da política paraibana – o Caso Concorde

Em 2006, no contexto da campanha de reeleição do então governador Cássio Cunha Lima, a Polícia Federal deflagrou a chamada Operação Concorde, que investigava suspeitas de desvios de recursos públicos e lavagem de dinheiro. Durante o cumprimento de mandados no edifício Concorde, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa, R$ 400 mil foram jogados pela janela de uma das salas no momento em que agentes se aproximavam para efetuar prisão.

Foto: divulgação PF

O dinheiro espalhou-se pelo principal corredor da capital, em uma cena que ganhou ampla repercussão nacional e se tornou um dos símbolos visuais de operações de combate à corrupção no estado.

Duas décadas depois, o episódio envolvendo o arremesso de dinheiro em Santa Catarina reacende a lembrança daquele caso, que marcou a história política da Paraíba e reforçou a atuação da Polícia Federal em investigações sobre gestão de recursos públicos.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Total
      0
      Compartilhe