Cartaxo rebate acusações da Secretaria de Mulheres do PT da Paraíba e garante compromisso com a pauta de gênero

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), pré-candidato à prefeitura de João Pessoa, emitiu uma nota oficial rebatendo as acusações da Secretaria de Mulheres do PT da Paraíba. Na declaração, o político classificou as alegações como infundadas e expressou sua surpresa e tristeza diante das acusações.

+ Em nota, Secretaria Nacional de Mulheres do PT crítica Cartaxo por declarações sobre disputa interna contra Cida no partido

O foco da polêmica reside nas declarações da Secretaria de Mulheres do PT da Paraíba, que acusou Cartaxo de proferir discursos desrespeitosos em relação à também pré-candidata a prefeita, Cida Ramos. O deputado negou veementemente tais alegações, destacando a ausência de qualquer registro público ou privado de suas declarações nesse sentido.

O pré-candidato ressaltou que as afirmações feitas por ele se limitam à viabilidade eleitoral entre as duas pré-candidaturas, um tema recorrentemente abordado em entrevistas à imprensa paraibana. Ele destacou seu compromisso com a luta contra a violência de gênero, evidenciado pelo apresentação de Projetos de Lei em defesa das mulheres, como a PL 181/23, que protege mães solteiras contra discriminação no trabalho, e o PL 618/23, que incentiva a participação feminina na construção civil.

Confira:

Com grande surpresa e tristeza recebi estas acusações infundadas ao meu respeito. Não há qualquer registro de declaração pública ou privada da minha parte proferindo qualquer discurso desrespeitoso à também pré-candidata a prefeita, a companheira Cida Ramos. Da minha parte o que existem são afirmações sobre a viabilidade eleitoral entre as duas pré-candidaturas, questionamento feito repetidas vezes em entrevistas à imprensa paraibana. A violência de gênero e a violência política de gênero são questões seríssimas e não devem ser usadas para fins políticos, apoiadas em fatos inexistentes. Enquanto deputado tenho trabalhado para contribuir no combate a estas violências. Por isso apresentamos Projetos de Lei em defesa das mulheres, como a PL 181/23, que protege a mãe-solo contra a discriminação no trabalho, e o PL 618/23, que incentiva a participação das mulheres na construção civil.

É com profundo lamento que recebo essa declaração, que, além de esvaziar uma pauta que é séria e urgente, não engrandece o debate democrático acerca do potencial da candidatura que o nosso partido pode apresentar para melhorar a vida da população da Capital. Fui prefeito de João Pessoa, eleito e reeleito. Entreguei uma série de obras na saúde, na educação e no urbanismo, tendo concluído a gestão com 70% de aprovação, o que reforça minha viabilidade política frente aos futuros candidatos, independente se estes são homens ou mulheres. É neste contexto que reforço minha viabilidade política, que em nada tem a ver com promoção de violência de gênero. São argumentos racionais, baseados em números e pesquisas.

Luciano Cartaxo

Últimas notícias

Hugo reúne líderes partidários na próxima quarta-feira para alinhar pauta da Câmara após recesso; veja os principais itens

Em entrevista ao portal R7, na noite de ontem (25), o presidente da Câmara, Hugo…

26 de janeiro de 2026

Quatro entidades são habilitadas pelo Procon-JP para emissão e confecção da Carteira Estudantil 2026; saiba quais

Quatro entidades representativas dos estudantes de João Pessoa foram habilitadas, pela Secretaria Municipal de Proteção…

26 de janeiro de 2026

Inscrições do Prouni 2026 começam nesta segunda-feira com mais de 12 mil bolsas na PB

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) 2026 começam nesta segunda-feira (26). O…

26 de janeiro de 2026

Ônibus está mais caro em JP e CG; veja o reajuste nas passagens

O reajuste na passagem de ônibus entrou em vigor ontem (25) em João Pessoa e…

26 de janeiro de 2026

Universidade Estadual da Paraíba amplia sistema de segurança com uso da tecnologia

A segurança pública é crucial para o bem-estar e a tranquilidade da sociedade. O direito…

26 de janeiro de 2026

Deputado paraibano critica comemoração de membros da esquerda em descarga elétrica ocorrida em evento de Nikolas

Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Cabo Gilberto (PL-PB), criticou na noite…

26 de janeiro de 2026