Mais uma obra de urbanização e fomento ao turismo está em andamento na Capital desde a manhã desta quarta-feira (5). Trata-se da revitalização da calçadinha da orla marítima de Cabo Branco e Tambaú, serviço que foi autorizado pelo prefeito Luciano Cartaxo. A ação fez parte da programação comemorativa pelos 430 anos de João Pessoa, calendário que inclui a entrega de 39 obras voltadas para a melhoria de vida da população.
“Estamos oferecendo mais acessibilidade à população e embelezando esta que é uma das principais áreas da cidade, que acolhe todos os moradores e também os nossos turistas”, afirmou Luciano Cartaxo. “Estamos cuidando muito bem de nossa orla, que já ganhou recapeamento asfáltico, nova sinalização e iluminação e foi eleita a mais bonita do Nordeste”, destacou.
A ordem de serviço para as obras de padronização compreende os passeios públicos em toda a extensão das avenidas Almirante Tamandaré e Cabo Branco, nos bairros de Tambaú e Cabo Branco, respectivamente. No total, a intervenção vai atingir uma área de mais de 18 mil metros quadrados (m²), com um custo de R$ 3,6 mil. O piso também vai ganhar um novo desenho, obra do renomado artista plástico paraibano Flávio Tavares.
O secretário municipal do Planejamento, Zennedy Bezerra, destacou que a obra acrescenta muito em mobilidade urbana e qualidade de vida. “A cidade cresce e ganha novos visitantes a cada dia e a potencialização da mobilidade acaba sendo uma necessidade urgente. Estamos facilitando a vida da população, principalmente de idosos e pessoas com deficiência, que precisam de um projeto de mobilidade voltados para eles”, destacou.
Saudação – Antes da solenidade de início das obras da calçadinha, o Busto de Tamandaré já havia sido palco de outro momento de homenagem pelos 430 anos de João Pessoa. Às 5h30, o projeto Mosaico Coral esteve no local ao lado de moradores saudando a cidade já no nascer do sol.
No repertório estavam clássicos como “Meu Sublime Torrão” (Genival Macedo), “Porta do Sol” (Flávio Eduardo Maroja, o Fuba), “Ai que Saudade DOcê” (Vital Farias) e “Chiclete com Banana” (Gordurinha/ Almira Castilho). Os arranjos eram dos maestros Onivaldo Júnior, Eduardo Dias Carvalho e Tom K.
A estudante suíça Matea Wischnewfky, que está em intercambio na Capital há 15 dias se encantou com a apresentação do coral. “Estou gostando muito da cidade, as pessoas são acolhedoras e o mar é lindo. Fico feliz de participar das comemorações do aniversário de João Pessoa”, afirmou.
Vera Lucia Capitulino está acostumada com o nascer do sol em João Pessoa. Há sete anos ela caminha pela orla nas primeiras horas da manhã e hoje o passeio foi especial. “Ver o nascer do sol acompanhada desse som maravilhoso, realmente foi um belo presente pra mim e para todos da cidade hoje”, comentou.
Secom-JP
O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…
Um grave acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta deixou cinco pessoas mortas…
Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…
O vice-governador Lucas Ribeiro usou as redes sociais neste sábado (14) para destacar a entrega…
O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…
Quatro trechos de praias do litoral da Paraíba estão impróprios para banho neste fim de…