Categorias: Política

Cartaxo assina nesta 3ª convênio com BID e CEF

PUBLICIDADE

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, receberá nesta terça-feira (26), às 9h, na Estação Cabo Branco, representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Caixa Econômica Federal (CEF) para a assinatura do convênio de implantação do Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis. O programa vai garantir investimentos para que a cidade se desenvolva de forma planejada. O projeto final contará com recursos de até U$ 100 milhões.

O prefeito Luciano Cartaxo destacou que a assinatura do contrato com o BID e com a Caixa é um passo decisivo para o futuro de João Pessoa. “A assinatura do convênio é o passo decisivo para que João Pessoa tenha a condição de planejar o seu futuro. Teremos a garantia de que vamos crescer de forma sustentável e com qualidade. O que estamos entregando a população não é um projeto de quatro anos, mas que vai preparar a cidade para os próximos 20 anos e fazer com que a Capital chegue ao seu primeiro milhão de habitantes podendo garantir a qualidade de vida da população”.

A partir das 11h, os representantes de todos os órgãos envolvidos no programa se reunirão para definir o plano de trabalho a ser executado no município. A primeira visita de campo acontecerá a partir das 15h. O prefeito Luciano Cartaxo e os membros do BID e da CEF vão acompanhar a equipe técnica em seu primeiro estudo de campo. O grupo vai visitar a Comunidade do “S” e o Porto do Capim, proporcionado o primeiro contato com a cidade e a população.

Estudos – Com a assinatura do convênio, a equipe de técnicos poderá iniciar os trabalhos na Capital. Serão três especialistas do BID (Marcia Casseb, Ellis Juan e Federico Scodelaro) e dois da CEF (Mara Alvim e Alexandre Paiva), que virão de Brasília. Eles irão iniciar os estudos, que devem se estender por todas as regiões da Capital e em diversos setores da Gestão Pública, o que vai demandar recursos de U$ 1 milhão.
 

O resultado desta pesquisa aprofundada vai originar uma carta-consulta de crédito com o total necessário para colocar o projeto em prática. Os investimentos serão direcionados para três áreas: o setor ambiental e as mudanças climáticas, o setor urbano e os setores fiscal e de governabilidade. No que se refere à questão urbana, está incluído o desenvolvimento urbano integral, econômico e social, além da mobilidade, transporte e segurança.

O programa – A Iniciativa de Fomento às Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES) lida com desafios em cidades emergentes da América Latina e Caribe. A meta é integrar a sustentabilidade ambiental e fiscal, o desenvolvimento urbano e a governabilidade. Dessa forma, o BID e a Caixa esperam promover o apoio a ações que proporcionem serviços básicos e garantam a proteção ao meio ambiente, bem como níveis adequados de qualidade de vida e emprego.

O secretário municipal da Receita, Fábio Guerra, aposta na criação de uma nova mentalidade para a administração pública como um todo. “É uma oportunidade que temos de inserir a cidade na cultura do planejamento. Estaremos desenvolvendo estratégias e projetos que vão garantir um crescimento ordenado e uma cidade melhor por um longo período”, declarou.

Primeira selecionada – João Pessoa foi a primeira cidade do Brasil a ser contemplada com o programa Cidades Emergentes e Sustentáveis em 2013. A cidade foi a selecionada para abrir a implantação do programa, que também será aplicada em outros três municípios do país até o ano de 2014. O projeto prevê a assistência técnica e financeira necessária para o desenvolvimento de um plano de ação que garanta o desenvolvimento sustentável do município escolhido.

A escolha foi baseada em três critérios específicos. O primeiro deles é o estado pleno de crescimento econômico. Também foi avaliado o contingente populacional que deve estar entre 200 mil e dois milhões de habitantes, e a capacidade institucional da cidade, que precisa estar pronta para dar suporte a equipe de técnicos e ter uma realidade fiscal equilibrada para cumprir com a quitação do empréstimo.
 

 

Assessoria

Últimas notícias

Orla de João Pessoa recebe nova edição do Paraíba World Beach Games a partir da próxima quarta-feira

A capital paraibana se prepara para voltar a ser o centro das atenções dos esportes…

21 de fevereiro de 2026

Paraibano Tiquinho Soares é anunciado pelo Mirassol para disputa da Libertadores, Série A e Copa do Brasil

O atacante paraibano Tiquinho Soares está de casa nova para a sequência da temporada 2026.…

21 de fevereiro de 2026

João Azevêdo transmite cargo para Lucas Ribeiro que assume interinamente o governo até 1º de março

O governador João Azevêdo transmitiu, na manhã deste sábado (21), o cargo para o vice-governador…

21 de fevereiro de 2026

Trânsito da capital sofre alterações nesse domingo para realização da 5ª Corrida Contra o Câncer

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai dar apoio operacional, neste…

21 de fevereiro de 2026

Sara Cabral recupera direitos políticos e pode disputar eleições em 2026

A ex-prefeita de Bayeux Sara Cabral (MDB) reconquistou, através da Justiça Eleitoral, os seus direitos…

21 de fevereiro de 2026

Quatro trechos de praias de João Pessoa estão impróprios para banho durante o fim de semana

Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…

21 de fevereiro de 2026