Após publicação de acórdão, Dunga corre atrás do prejuízo e vai ao TRE/PB pedir agilidade na recontagem de votos
Após a publicação do acórdão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referente ao Recurso Ordinário Nº 4360-06. 2010.6.15.0000, do ex-prefeito de Cuité, Osvaldo Venâncio dos Santos (Bado), o suplente Carlos Dunga (PTB) arregaçou às mangas, literalmente, e decidiu correr atrás do prejuízo. De acordo com a decisão, que teve como relator Arnaldo Versani, os votos de Bado nas eleições estaduais de 2010 tornam-se válidos e o coeficiente eleitoral recalculado.
Ontem os suplentes da coligação PTB/PP Carlos Dunga e Osvaldo Venâncio (Bado) estiveram no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para agilizar os procedimentos com vistas à retotalização dos votos das eleições de 2010, que trará modificações na composição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
Com isso o suplente de senador Carlos Dunga (PTB) será favorecido mesmo que indiretamente. É que com a validação dos votos de Bado que concorreu às eleições pela coligação PSL/PR, o coeficiente eleitoral para deputado estadual será modificado.
Assim, a coligação do PTdoB, que conseguiu eleger apenas o deputado Genival Mathias, perde a vaga, que vai para Dunga, da coligação PTB/PP, que já tem a deputada Daniela Ribeiro (PP) eleita.
“Eu estou assumindo o meu cargo, um cargo que o povo me deu dois anos atrás”, disse Carlos Dunga, que aguarda receber o diploma de deputado para assumir de vez o mandato na Casa.
Indagado como será seu posicionamento político, ele disse que primeiro vai conversar, tanto com a situação como com a oposição.
“A minha posição é de lutar pelos interesses da Paraíba”, afirmou.
Entenda o caso
Nas eleições estaduais de 2010, Bado disputou uma vaga de deputado estadual, mas teve sua candidatura impugnada pelo TRE-PB por conta da nova Lei da "Ficha Limpa", com isso seus votos não foram computados.
Apesar da decisão do TSE Bado não irá assumir o mandato na ALPB, ficará na condição de primeiro suplente da coligação PSL/PR.
"Estamos aguardando que o TRE proclame o resultado oficial das eleições de 2010", disse.
Posse imediata
Após a publicação do acórdão na edição do Diário da Justiça Eletrônico, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) deverá determinar a posse imediata de Carlos Dunga na ALPB.
“Confio na Justiça Eleitoral e reafirmo que não estou pleiteando a vaga de ninguém. Apenas reivindico o meu lugar por direito”, disse.
Na semana passada, Carlos Dunga já tinha declarado que irá entrar em contato com o governador Ricardo Coutinho (PSB) para "realinhar entendimentos e saber se ele ainda tem interesse em minha permanência na base”, declarou Dunga.
Redação
O ex-presidente do PT na Paraíba, Jackson Macêdo, criticou publicamente, em sua página nas redes…
O deputado federal Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados e do Republicanos na Paraíba,…
Em conversa com a imprensa, nesta quinta-feira (05), logo após a mensagem na abertura dos…
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) opinou contra o pedido de Habeas Corpus impetrado pela…
O juiz de direito Euler Paulo de Moura Jansen, tomará posse para o cargo de…
O estado da Paraíba teve 21.863 pessoas aprovadas na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada…