Categorias: Política

Caoa se reunirá com o governo da PB

A instalação de uma montadora do Grupo Caoa na Paraíba deverá ser discutida em reunião entre os executivos da empresa e o Governo do Estado, prevista para o mês agosto. O encontro, que estava marcado para o final de junho e foi adiado, irá tratar os detalhes da provável chegada de uma fábrica de automóveis de bandeira chinesa, projeto que, se concretizado, deverá gerar cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos no Estado.
 
 

A estimativa é do secretário executivo da Indústria e do Comércio da Paraíba, Marcos Procópio. “Não temos uma data certa ainda, mas esse encontro deve ser realizado em meados de agosto”, revelou. Até o presente momento, porém, nada foi decidido a respeito do local onde a fábrica deverá ser instalada. Cidades como Alhandra e Campina Grande estão entre as cotadas, mas, segundo Marcos Procópio, a questão só será resolvida após um estudo aprofundado das condições locais por parte da Caoa.
 

“Quanto a isso, a decisão partirá da empresa, que deverá estudar uma série de fatores para se certificar de que o local oferece as melhores condições para a montadora. O saneamento, a qualificação da mão de obra, transporte, moradia para os executivos e fornecimento de energia são só algumas das variáveis. É importante que a empresa garanta a satisfação dos funcionários, por isso que ela tem de ter essa preocupação”, disse.
 

Pensando nesses fatores, o Governo do Estado deve investir em incentivos dos mais variados, de modo a atrair e garantir as melhores condições possíveis à nova montadora. “Além do incentivo tributário, o governo ainda deve se preocupar com a instalação de novas escolas, com o saneamento básico, o processo de capacitação, entre outros. É claro que isso tudo vai depender das carências que o local escolhido possa vir a ter e isso só saberemos depois”, explicou Marcos. Além disso, empresas secundárias que trabalharão em parceria com a fábrica também deverão ser beneficiadas. “Esse trabalho de incentivo deve ser verticalizado, ou seja, deve abranger tudo que atua no funcionamento da fábrica ainda que indiretamente”, garantiu.
 

A reportagem do Jornal da Paraíba entrou em contato com representantes do Grupo Caoa para comentar as negociações, mas foi informado de que, por enquanto, a empresa não se pronunciará sobre o assunto. A intenção de instalar uma montadora de automóveis na Paraíba foi anunciada por representantes do Grupo Caoa no final de maio. À época do anúncio, o valor estipulado em investimentos para a instalação do empreendimento foi de R$ 1,2 bilhão, totalizando R$ 7 bilhões quando somada também a instalação de fábricas secundárias. A marca da nova montadora que deverá ser trazida para o Brasil pelo Grupo Caoa ainda não foi revelada.
 
 

Caso a instalação na Paraíba seja confirmada, a montadora será a segunda do grupo no país. Em 2007, a Caoa inaugurou a unidade fabril da Hyundai do Brasil, em Goiás. 

 

 

 

JORNAL DA PARAÍBA

Últimas notícias

Sine-JP inicia semana com oferta de 614 vagas de trabalho e oportunidades para primeiro emprego

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) está com a oferta de 614…

25 de janeiro de 2026

Campina Grande tem1.150 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Campina Grande , conforme cadastro do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência Social (Semas),…

25 de janeiro de 2026

Raio atinge concentração de ato pró-Bolsonaro em Brasília e deixa feridos graves

Um raio atingiu, na tarde deste domingo (25), a concentração de apoiadores do ex-presidente Jair…

25 de janeiro de 2026

Lucas define critérios para escolha do vice em sua chapa para o governo: “Nome que agregue e acredite no que defendemos”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou esta semana sobre a composição da chapa…

25 de janeiro de 2026

MP abre investigação sobre crimes ligados ao avanço do crime organizado e tomada de imóveis por criminosos, em Bayeux

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) instaurou um Procedimento Administrativo para monitorar a…

25 de janeiro de 2026

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026