Categorias: Política

Candidatura à presidência da Câmara do PTB, divide bancada

 A candidatura à presidência da Câmara nas eleições internas marcadas para o dia 2 de fevereiro do líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes (GO), lançada ontem (10) que conseguiu reunir deputados de 12 partidos pode rachar o apoio dos deputados paraibanos, que viam um céu de brigadeiro para a postulação a reeleição do deputado Rodrigo Mia (DEM).

Preterido pelo Palácio do Planalto, ele apostou no discurso de independência para conquistar o apoio dos colegas e impedir a reeleição do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Além de nomes do PTB, cerca de 20 deputados do Solidariedade, PROS, PP, PSC e PSL compareceram ao lançamento que foi realizado no Salão Negro da Câmara e ficou lotado de prefeitos e vereadores de cidades de Goiás, Estado de Jovair. Integrantes do PMDB e o novo líder do PT, Carlos Zarattini (SP), também participaram.

 

Atualmente o candidato a reeleição do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), conta com o apoio dos deputados paraibanos, Rômulo Gouveia (PSD), Efraim Filho (DEM), Veneziano Vital e Hugo Motta ambos do PMDB. do Lado de Jovair do PTB, pode ficar Wilson Filho (PTB), Luiz Couto (PT), Aguinaldo Ribeiro (PP) e Benjamim Maranhão (SDD), ainda não se sabe o posicionamento de Damião Feliciano (PDT), André Amaral (PMDB), Pedro Cunha Lima (PSDB) e Wellington Roberto (PR).

 

No discurso de abertura da campanha, Jovair criticou a dependência de um parecer jurídico do Supremo Tribunal Federal para a candidatura do atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ). “Nesta Casa, 512 deputados podem se candidatar à presidência, mas apenas um depende de um parecer da Justiça para concorrer”, disse Jovair sem citar o nome de Maia.

 

A candidatura à reeleição do atual presidente está sendo questionada no STF pelo PDT, que tem o deputado André Figueiredo (CE) como um dos candidatos, e pelo Solidariedade, que já declarou apoio a Jovair. As ações alegam que o artigo 57 da Constituição impede a reeleição do presidente da Câmara em uma mesma legislatura e pedem uma manifestação do Supremo. No lançamento da candidatura, Jovair levou ao Salão Negro da Câmara vereadores, prefeitos e deputados estaduais de Goiás.

 

 

Redação

Últimas notícias

Ricardo Coutinho defende que PT tenha candidatura própria para unir militância, mas reconhece: “Sou minoritário”

Durante entrevista ao Liga 360 Debate, da TV Norte Paraíba, nesta terça-feira (27), o ex-governador…

27 de janeiro de 2026

Chico do Sindicato diz que só permanece no Avante se partido mantiver apoio a Cícero Lucena

O vereador de João Pessoa, Chico do Sindicato, afirmou nesta terça-feira (27), que só permanece…

27 de janeiro de 2026

Saúde de JP convoca mulheres para citológico e exames de rotina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da realização do exame citológico, conhecido…

27 de janeiro de 2026

Cícero Lucena celebra mais de 700 famílias beneficiadas com Compra Assistida e Cuidar do Lar

O prefeito Cícero Lucena avança com as políticas habitacionais de João Pessoa por meio dos…

27 de janeiro de 2026

Léo Bezerra diz que ainda tem intenção de votar em João Azevedo para Senado, mas pondera: “Quero saber se ele deseja”

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou nesta terça-feira (27), que ainda mantém…

27 de janeiro de 2026

Hervázio Bezerra confirma que fará oposição na ALPB e cita aliados do Governo que estariam insatisfeitos na base governista

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), confirmou nesta terça-feira (27), que inicia o ano legislativo…

27 de janeiro de 2026