Categorias: Política

Candidatos à presidência da Câmara visitam até 2 estados por dia

PUBLICIDADE

A menos de 20 dias da eleição que vai definir o novo presidente da Câmara dos Deputados pelos próximos dois anos, os candidatos trocaram o recesso de janeiro por uma agenda intensa de viagens para pedir votos. Em busca do apoio dos colegas, parlamentares chegaram a visitar dois estados por dia.

 

Para fazer as viagens de campanha, os parlamentares informaram que estão usando recursos próprios, sem gastar verba da Câmara dos Deputados. A assessoria de Jovair Arantes (PTB-GO), um dos que já se lançaram candidatos, acrescentou que ele fez uma espécie de vaquinha e arrecadou fundos com os colegas de bancada e outros apoiadores.

 

A eleição está marcada para 2 de fevereiro e será secreta. Para começar a votação, é preciso que a maioria dos deputados esteja presente em plenário (257 dos 513).

 

Até agora, além de Jovair, Rogério Rosso (PSD-DF) já lançou oficialmente a candidatura ao cargo. André Figueiredo (PDT-CE) informou que lançará nesta quarta (18).

 

Atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) ainda não se diz candidato à reeleição, mas já iniciou uma campanha informal e disse a jornalistas que “caminha” para disputar o cargo – ele foi eleito em julho do ano passado para uma espécie de “mandato-tampão” de seis meses.

 

As viagens

 

Até a publicação desta reportagem, o candidato que mais havia viajado pelo país era o líder do PTB, Jovair Arantes. Após lançar oficialmente a candidatura, o deputado viajou a oito capitais em seis dias, chegando a visitar dois estados por dia.

 

Nese período, Jovair esteve em Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ). Ele também viajou a Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ).

 

A agenda do candidato também prevê, para esta semana, compromissos em Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE), João Pessoa (PB), Natal (RN) e Fortaleza (CE).

 

Ao longo das últimas duas semanas, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, viajou a cinco estados, onde participou de reuniões com deputados, governadores e dirigentes partidários em São Paulo (SP), Recife (PE), Maceió (AL), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC).

 

Nesta segunda, em busca do apoio do PSDB, Maia esteve em São Paulo e se encontrou com o governador tucano Geraldo Alckmin. Na sequência, o atual presidente da Câmara seguiu para Curitiba (PR), para se reunir com o governador Beto Richa (PSDB).

 

Pela agenda prevista para esta semana, Maia ainda irá ao longo dos próximos dias a Salvador (BA), Campo Grande (MS) e Fortaleza (CE). Segundo a assessoria dele, nenhuma dessas viagens é feita em avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

 

O deputado Rogério Rosso, por sua vez, já esteve em seis estados desde o início do ano. Passou por Pernambuco, Paraíba, Ceará , Goiás, São Paulo e Rio Grande Norte. Para Trindade (GO), Rosso diz ter ido de bicicleta. A cidade fica a 230 quilômetros de Brasília.

 

Rosso, que liberou a bancada do PSD para apoiar outros candidatos, disse que segue em campanha e deve ir nesta semana para Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

Segundo a assessoria de André Figueiredo, o pré-candidato não fez viagens em busca de apoio nas últimas semanas e ainda não há previsão de agendas desse tipo. As articulações foram feitas, até o momento, somente por telefone e em eventuais reuniões em Brasília e em Fortaleza, cidade do parlamentar.

 

G1
Foto: Antonio Augusto/Câmara dos Deputados
 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024