Categorias: Política

Candidato da PB é proibido de defender prisão perpétua

DEU NO TERRA: candidato a deputado federal do Estado da Paraíba é proibido de defender prisão perpétua durante a propaganda eleitoral; saiba por que!

O candidato a deputado federal pelo Psol da Paraíba, Ednaldo Luciano, não pode mais defender a prisão perpétua na propaganda gratuita de rádio e TV. A decisão foi tomada pela direção estadual do partido depois que as primeiras inserções com a proposta polêmica geraram reação negativa por parte de entidades de classe.

Pequeno comerciante e técnico em eletrônica, em 2008 ele concorreu a vereador da capital e agora quer ser deputado federal defendendo a prisão perpétua para crimes de estupro seguido de morte, latrocínio, sequestro seguido de morte e assassinos psicopatas.

Ao defender sua proposta nas primeiras inserções do guia eleitoral da Paraíba, Ednaldo acabou gerando reações do próprio partido e de entidades de classe, como a Pastoral Carcerária, Comissão de Direitos Humanos e Sindicato dos Trabalhadores em Correio (Sintect-PB).

O Sindicado chegou a emitir uma nota de repúdio, onde classifica a proposta como absurda e reacionária. "É de se espantar que um partido que se diz defender os interesses da população pobre a oprimida do País permita tal absurdo em um programa eleitoral", diz um trecho da nota que cobra medidas do Psol em relação ao fato.

Desde então, o candidato diz que foi proibido de falar sobre o assunto na propaganda de rádio e TV, mas vem mantendo a proposta na campanha de rua, onde distribui panfletos e veicula mensagem em carros de som. "A impunidade nesse País está oficializada porque a polícia prende, a justiça solta e os direitos humanos em vez de ajudar a família da vítima, só ajuda família do preso, o que é errado", justifica ele, defendendo que a prisão perpétua será capaz de reduzir a criminalidade.

O presidente do diretório estadual do Psol, Nelson Júnior, que também é candidato a governador da Paraíba, disse que a proposta não representa o que o partido pensa a respeito de redução da criminalidade no Brasil. "Nós conversamos com o candidato, ele entendeu a nossa visão e está livre para manifestar suas ideias na campanha de rua", garante.

 

 

Terra

Últimas notícias

Ricardo Coutinho defende que PT tenha candidatura própria para unir militância, mas reconhece: “Sou minoritário”

Durante entrevista ao Liga 360 Debate, da TV Norte Paraíba, nesta terça-feira (27), o ex-governador…

27 de janeiro de 2026

Chico do Sindicato diz que só permanece no Avante se partido mantiver apoio a Cícero Lucena

O vereador de João Pessoa, Chico do Sindicato, afirmou nesta terça-feira (27), que só permanece…

27 de janeiro de 2026

Saúde de JP convoca mulheres para citológico e exames de rotina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da realização do exame citológico, conhecido…

27 de janeiro de 2026

Cícero Lucena celebra mais de 700 famílias beneficiadas com Compra Assistida e Cuidar do Lar

O prefeito Cícero Lucena avança com as políticas habitacionais de João Pessoa por meio dos…

27 de janeiro de 2026

Léo Bezerra diz que ainda tem intenção de votar em João Azevedo para Senado, mas pondera: “Quero saber se ele deseja”

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou nesta terça-feira (27), que ainda mantém…

27 de janeiro de 2026

Hervázio Bezerra confirma que fará oposição na ALPB e cita aliados do Governo que estariam insatisfeitos na base governista

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), confirmou nesta terça-feira (27), que inicia o ano legislativo…

27 de janeiro de 2026