Candidato a deputado na PB terá que pagar multa por pedir voto antes da campanha no Instagram

PUBLICIDADE

O candidato a deputado federal Caio Márcio Ângelo de Sousa (o Caio da Federal) foi condenado a pagar multa de R$ 5 mil por propaganda eleitoral irregular antecipada. A decisão foi da juíza auxiliar da Propaganda Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Francilucy Rejane de Sousa Mota Brandão. A multa foi aplicada também a Gilliard Rodrigues dos Santos.

De acordo com a representação feita pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), foi Gilliard publicou pedido de voto para Caio da Federal e o candidato reproduziu a postagem no Instagram. A postagem foi feita em abril deste ano, portanto, período proibido para a realização de atos de campanha, a exemplo de pedidos de votos.

A Procuradoria Regional Eleitoral argumenta que Caio da Federal era “pré-candidato à Deputado Federal nas eleições 2022, tendo, inclusive, já requerido o registro de sua candidatura neste TRE. A publicação feita por Gilliard Rodrigues, através do seu perfil @gilliardrodriguesoficial2, no Instagram, constava, ainda de acordo com a PRE, mensagem com pedido expresso de voto para o pré-candidato. “Fala minha família que mora na Paraíba Peço a todos que de seu coro de confiança a @caiodafederal” e “Vote, sigam a página dele para fica por dentro de tudo”.”, diz a postagem

“Houve extrapolação dos limites permitidos da pré-campanha, com infringência do art. 36-A da Lei nº 9.504/97 e art. 3º-A da Resolução TSE nº 23.610/2019; CAIO MÁRCIO também é responsável pela propaganda eleitoral antecipada porque divulgou a publicação feita originariamente por GILLIARD RODRIGUES”, comprovando de forma inquestionável o seu prévio conhecimento do fato.”

“Reconhecendo a realização de atos de pré-campanha em período vedado, nos termos do art. 36 c/c 36-A da Lei das Eleições, JULGO PROCEDENTE a representação eleitoral para condenar os representados à multa de R$ 5.000,00 (cinco mil) reais, com fulcro no art. 36, § 3º, da Lei 9.504/97 c/c o art. 3º-A, da Resolução TSE nº 23.610/2019”, escreveu a magistrada, julgando procedente a ação da PRE.

Caio da Federal, que efetuou seu registro de candidatura como Policial Caio, aguarda ainda seu deferimento. Ele busca disputar o pleito deste ano pelo PL.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Vídeo – Cícero aposta em apoio de Felipe Leitão em 2026: “Construímos muita coisa juntos”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), comentou ontem, sexta-feira (05) as movimentações que…

7 de dezembro de 2025

Dois trechos de praias estão impróprios para banho em JP neste fim de semana

A Superintendência Executiva de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou, nesta sexta-feira (5), o relatório…

7 de dezembro de 2025

Feriado desta segunda (8) muda horários de bancos, repartições e shoppings em João Pessoa

O feriado de Nossa Senhora da Conceição, celebrado nesta segunda-feira (8), provoca mudanças no funcionamento…

7 de dezembro de 2025

Campinense vence o Retrô em amistoso e anuncia apresentação oficial do elenco 2026

O Campinense começou bem a pré-temporada e venceu o Retrô-PE por 2 a 0, na…

7 de dezembro de 2025

Lucas Ribeiro participa da inauguração de call center em Patos e destaca geração de empregos

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou, neste sábado (6), da inauguração de uma nova…

7 de dezembro de 2025

Saiba quem é o policial militar preso após confessar feminicídio na PB-095, no Agreste da PB

Um cabo da Polícia Militar foi preso em flagrante na madrugada deste sábado (6), suspeito…

7 de dezembro de 2025