Categorias: Política

Campos reforça que Ciro depende de apoio

PUBLICIDADE

Após reunião com Lula, Campos reforça que Ciro depende de apoio para candidatura própria

Presidente do partido diz que estão ‘pelejando para ter candidatura própria’.

Segundo ele, Lula afirmou que respeitará se PSB tiver candidato próprio.
 

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente do PSB, reforçou nesta sexta-feira (23), após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que a candidatura do deputado Ciro Gomes à Presidência da República vai depender do apoio dos diretórios estaduais do partido. Segundo ele, a decisão deve ser tomada no dia 27, quando a Executiva Nacional do PSB se reúne.

Campos afirmou que na reunião desta manhã, Lula afirmou que respeitará a decisão do PSB, mesmo que seu desejo de uma eleição plebiscitária não ocorra. “Ele [Lula] disse que respeitará a decisão do partido. Se o PSB tiver candidato, ele entende que é legítimo. O PSB já teve candidato antes. (…) Ele já disse que não pedirá a nenhum candidato para desistir”, afirmou o governador.

Estamos pelejando para ter candidatura própria. A decisão do PSB como partido não passa pelo presidente Lula”No entanto, Campos disse que as conversas com o presidente são importantes, já que o PSB faz parte da base aliada. “Nós dizemos que o Lula é o coordenador de sua sucessão. Estamos a sete anos e meio na base. Agora, divergimos democraticamente quando achamos que devemos ter candidatura do partido. Estamos pelejando para ter candidatura própria. A decisão do PSB como partido não passa pelo presidente Lula”, disse.

Campos voltou ainda a dizer que a candidatura de Ciro depende da vontade da maioria do PSB, inclusive dos diretórios estaduais. Ele afirmou, contudo, que qualquer que seja a decisão ela terá de ser respeitada e aderida por todos os partidários. “Não vamos admitir deserção nos estados. Se decidirmos por candidatura, minoria terá que aderir. Se decidirmos por aliança, que não venha depois dizer que não participou da decisão”.

Rumores

Nesta quinta-feira (22), Ciro desmentiu rumores de que estaria fora da disputa presidencial, mas afirmou que aceitaria a decisão do PSB.

“Ciro afirma que continua candidato, que considera sua postulação importante para o PSB e para o país, e que jamais desistirá de concorrer à Presidência. Se o seu partido decidir por não apresentar candidatura própria que assuma o ônus da decisão, que ele respeitará como filiado”, afirmou a assessoria do deputado, em nota.

No mesmo dia, Campos disse que a legenda estudava a viabilidade de uma candidatura própria. Segundo ele, Ciro precisaria do apoio unificado do partido para ser oficializado como pré-candidato.

“Ele [Ciro] foi claro na disposição de ser candidato, mas ao mesmo tempo disse que a decisão do partido terá a solidariedade dele. O que eu e o [Ricardo] Amaral [vice-presidente do PSB] colocamos para o Ciro é a ideia de colocar todos os estados nesse debate, para ter unidade partidária”.

 

 

 

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

5 dicas para começar a apostar em seu time favorito hoje mesmo

O mundo das “sports bets” é mais simple do que parece. Veja dicas para aumentar…

29 de abril de 2024

Morre em João Pessoa o jornalista José Carlos dos Anjos

No início da tarde desta segunda-feira (29), faleceu, em João Pessoa, o jornalista José Carlos…

29 de abril de 2024

Aluízio Bezerra é eleito pelo Pleno e assume vaga de desembargador do Tribunal de Justiça

O juiz Aluízio Bezerra Filho foi eleito, nesta segunda-feira (29), para o cargo de desembargador…

29 de abril de 2024

Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Senado aprova voto de aplauso a Ricardo Porto por posicionamento contra o racismo

O Senado Federal aprovou Voto de Aplauso ao desembargador José Ricardo Porto, do Tribunal de…

29 de abril de 2024

Eva Gouveia confirma intenção de concorrer à PMCG e revela diálogo com Romero Rodrigues

A vereadora Eva Gouveia, filiada ao PSD, reiterou sua determinação de disputar a prefeitura de…

29 de abril de 2024