Categorias: Política

Campina bate seis capitais do NE como cidade inovadora

O orgulho de Campina Grande nunca esteve tão em alta. Nos últimos anos, tornou-se mais freqüente a aparição da cidade, em nível nacional, de forma positiva. E sempre que isso acontece o nome ‘Campina Grande’ é ligado a temas como Inovação, Produção Tecnológica, Indicadores Sociais e Econômicos, Melhor cidade para se viver, melhor cidade para se fazer carreira profissional, dentre outros.

Desta vez, Campina Grande foi classificada entre as 45 cidades brasileiras – e entre as quatro da Região Nordeste – com maior potencial de inovação, segundo levantamento feito pelo Instituto Inovação, Sebrae, IBGE e a participação de consultores especializados na área. O resultado da pesquisa foi apresentado como “As cidades Mais Inovadoras do Brasil – os 45 bolsões de inovação nas cinco regiões brasileiras”.

O levantamento, publicado na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, foi feito para apresentar um mapa para potencial investidores e mostra que estas cidades – cada uma com o seu potencial específico – estão atraindo cada vez mais investidores, por conta do grande número de profissionais inovadores e das condições oferecidas para que haja os investimentos.

No caso de Campina Grande, a revista destaca como potenciais da cidade: Tecnologia da Informação, softwares, games (produção de jogos para vídeo-game) e Saúde. “Nesses centros de geração de conhecimento e de mão de obra de qualidade, quem abre uma empresa não sonha com negócios comuns, mas sim com idéias que irão transformar a ciência, o campo e a tecnologia”, afirma o texto final do relatório, publicado na mais recente edição da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

O estudo classifica as 45 cidades citadas com maior potencial de inovação, nas cinco regiões do Brasil, como as localidades “em que empresários têm melhores condições para criar e atrair recursos” e destaca a participação do Poder Público para a criação neste cenário. “Vem crescendo o capital, público e privado, destinado a negócios de fronteira”, afirma.

Um destaque especial para Campina Grande é que o estudo mostra que ela é a única cidade do interior do Norte, Nordeste e Centro-Oeste a figurar entre as 45 do país. No Norte a publicação cita Manaus, capital do Amazonas; e Belém, capital do Pará. No Centro-Oeste, apenas Brasília, a capital do país, figura entre as mais inovadoras.

Na região Nordeste, são citadas quatro cidades: Recife, Fortaleza, Salvador e Campina Grande. Ou seja: três grandes capitais e só Campina como cidade do interior, na frente de outras capitais nordestinas, como João Pessoa, Natal, São Luis, Teresina, Maceió e Aracaju; e de outras cidades do interior, como Caruaru, Feira de Santana, Mossoró, dentre outras.

Nas demais regiões – Sudeste e Sul – há a citação a cidades do interior. “Isso quer dizer que coube a Campina Grande representar o interior de três regiões brasileiras, como cidade inovadora e com potencial de atrair investimentos”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Campina Grande, Gilson Lira.

Recentemente, Campina foi destaque em publicações como a Gazeta Mercantil e a Voce S.A., que citaram a cidade como a melhor para se fazer carreira em todo o interior do Nordeste, ou a mais promissora da região. Campina também foi apresentada como cidade com indicadores extremamente positivos no que se refere ao desenvolvimento, como o Índice Firjam de Desenvolvimento e o IPC (Índice de Potencial de Consumo) dos moradores das cidades brasileiras – o de Campina ficou entre os maiores do país.

“Isso é fruto de um grande trabalho desenvolvido na cidade, da união de entidades como a Fundação Parque Tecnológico, Universidade Federal de Campina Grande e Prefeitura de Campina Grande, que tem buscado gerar este cenário propício aos novos empreendedores e aos novos investimentos”, disse Gilson Lira.

“Se observarmos bem, todos estes indicadores passaram a fazer parte da cidade a partir de 2006, com a publicação do estudo ‘Os Municípios Mais Dinâmicos do País’ e, com isso, anualmente há este reconhecimento ao potencial de Campina, através de diversas entidades e de variados estudos científicos, o que é muito positivo para a cidade”, complementou o Secretário de Desenvolvimento Econômico.

Parabéns para Campina Grande e seu povo. Parabéns para todos os que são responsáveis, de forma direta ou indireta, pelo bom momento por que passa Campina.

Últimas notícias

Vereador de Santa Rita seguirá preso apesar de revogação de preventiva, entenda

O vereador Wagner Lucindo de Souza, de Santa Rita, permanecerá preso mesmo após a revogação…

13 de fevereiro de 2026

Ruy celebra criação da Universidade do Esporte e reforça histórico de apoio ao setor

A prática esportiva como ferramenta de mudança social segue entre as prioridades do deputado federal…

13 de fevereiro de 2026

Confira como fica o trânsito e o transporte no desfile do Bloco Cafuçu hoje na capital

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa definiu o plano especial de trânsito…

13 de fevereiro de 2026

Galo da Madrugada deve arrastar mais de 2 milhões de pessoas ao som de 30 trios elétricos

Galo da Madrugada deve arrastar mais de 2 milhões de pessoas ao som de 30…

13 de fevereiro de 2026

João Pessoa está entre os destinos nacionais mais procurados para o Carnaval de 2026

Levantamento da plataforma Decolar mostra que João Pessoa está na 13ª posição no ranking de…

13 de fevereiro de 2026

Cerveja pode virar vilã do bolso do folião com variação de quase 100% no preço, em CG

Com a chegada do Carnaval, o consumo de bebidas aumenta e o bolso do folião…

13 de fevereiro de 2026