A disputa jurídica do pleito deste ano já rendeu 237 ações eleitorais no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB, movidas por coligações e partidos desde abril.
Quase 60% das ações que chegaram aos gabinetes dos juízes auxiliares da propaganda questiona o conteúdo divulgado em sites, portais e blogs de jornalistas e candidatos.
As 142 representações revelam que a internet é o meio mais fiscalizado pelas coordenadorias jurídicas de campanha. Em seguida, as inserções de propaganda política e do guia eleitorais provocaram, até a noite de ontem, 87 pedidos de suspensão movidos pelos postulantes a cargos eletivos. Já as irregularidades cometidas nas propagandas de rua renderam apenas oito ações eleitorais.
O juiz da 64ª Zona Eleitoral, responsável pela fiscalização da propaganda de rua, Marcos Aurélio Jatobá Filho, destaca que a estreia dos candidatos no guia ainda é recente, "mas na internet as coisas já estão se desenvolvendo há muito tempo.
Nas ruas ainda consideramos o clima tranquilo", avalia, ao lembrar que poucas atuações da Justiça Eleitoral nas ruas chegam à Corte paraibana. "Trabalhamos com a Semam (Secretaria de Meio Ambiente) e a STTrans (Superintendência de Transportes e Trânsito), e agora, com auxílio da polícia federal e do GOE (Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil), a maioria dos eventos se resolvem na mesma hora, sem precisar levar ao Tribunal", esclarece.
O deferimento dos pedidos pelos juizes também está mais avançado na internet. Cerca de 27 sites, blogs e portais foram obrigados a bloquear total ou parcialmente o acesso dos eleitores paraibanos aos seus conteúdos.
Na televisão e no rádio, 34 inserções foram questionadas apenas na manhã de ontem. Uma delas, movida pela coligação "Uma Nova Paraíba, pede para que a coligação adversária liderada pelo PMDB retire do ar a imagem de um girassol colocado em um jarro com água suja.
O Norte
Informações de bastidores divulgadas nesta sexta-feira pelo JPNews apontam que o encontro recente entre o…
O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Cícero Lucena (MDB), não…
Em entrevista à imprensa nesta sexta-feira (06), deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) voltou a afirmar…
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) vai coordenar, nos próximos dois anos, o Fórum Paraibano…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) promove neste fim de semana, nos dias 7…
As especulações sobre uma possível saída antecipada do governador João Azevêdo (PSB) do comando do…