Categorias: Política

Campanha de Bolsonaro pede no TSE inelegibilidade de Haddad

BRASÍLIA — O ministro Jorge Mussi, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), abriu investigação para apurar se o governo daParaíba prestou apoio de forma irregular ao candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad . O pedido foi feito pela campanha de seu adversário da disputa, Jair Bolsonaro (PSL), que apontou a ocorrência de abuso de poder político, econômico e de mídia. Os advogados de Bolsonaro pedem que, ao fim do processo, Haddad e sua vice, Manuela D'Ávila (PCdoB), sejam considerados inelegíveis por oito anos e tenham seus registros de candidatura ou diplomas (no caso de serem eleitos) cassados.

A defesa do candidato do PSL alegou que o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), tem prestado "apoio contundente ao primeiro investigado (Fernando Haddad), juntamento com todo seu staff e a toda a estrutura política e administrativa" do governo estadual. Isso teria ocorrido de formas diferentes.

O número de representações de um candidato contra o outro apresentadas no TSE cresceu cerca de 150%, em relação as eleições de 2014, até o dia 15 de setembro de cada ano. Na quinta-feira, o tribunal determinou a remoção de um vídeo em que Bolsonaro disse que a possibilidade de perder a eleição "na fraude" para Haddad é "concreta".

Na representação sobre a Paraíba, a campanha de Bolsonaro, afirma que um jornal oficial do governo estadual teria publicado "matérias negativas e baseadas em fake news" para promover Haddad ou desqualificar Bolsonaro. Além disso, os advogados do candidato do PSL afirmaram que a estrutura da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi usada para "fomentar a candidatura petista". Por fim, diretores e professores de escolas públicas teriam sido coagidos a fazer campanha para Haddad.

Os advogados de Bolsonaro pediram a retirada imediata das matérias jornalísticas citadas da internet e a suspensão de "novas matérias depreciativas" contra o candidato do PSL. Também solicitaram a remoção imediata de um texto no site da UEPB, assim como de uma postagem do Instagram.

Mussi negou atender esses pedidos por agora. Segundo ele, "o que se pode aferir é a defesa apaixonada do povo nordestino; a mera reprodução de manifestações de personalidades políticas; a exibição de matéria relacionada a declaração feita pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro, amplamente divulgada pela mídia; nota da UEPB em repúdio a ações violentas e defesa da educação e de valores democráticos, sem agressões à honra ou à imagem de candidato ou explícita propaganda eleitoral; e, finalmente, publicidade de evento no qual se associa o nome do candidato representado (Haddad) à universidade, cuja organização se atribui à 'Comunidade Acadêmica UEPB'."

A campanha de Bolsonaro pede que Coutinho, a diretora do jornal, e o reitor e vice-reitor da UEPB também sejam declarados inelegíveis ao fim do processo. Mussi deu prazo de cinco dias para que todos eles, incluindo Haddad e Manuela, apresentem suas defesas.

Clique e veja a matéria na íntegra

 

O Globo

 Foto: Nelson Almeida/2018

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Últimas notícias

Sem citar nomes, Veneziano demonstra preferência para que candidato a vice na chapa de Cícero Lucena seja de CG

O senador e presidente do MDB na Paraíba, Veneziano vital do Rêgo, cravou sua preferência…

29 de janeiro de 2026

Prefeito de Campina Grande nega pressão para apoiar pré-candidatura de Cícero Lucena ao Governo

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, negou nesta quinta-feira (29), estar sofrendo qualquer…

29 de janeiro de 2026

“Figurões” da política planejam retorno ao cenário nas eleições de 2026

Em ano eleitoral, alguns políticos de nomes históricos e polêmicos que já obtiveram vitórias nas…

29 de janeiro de 2026

Cabo Gilberto revela que vai tratar de pautas do Nordeste e estratégias da oposição durante visita a Bolsonaro

O deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL), líder da bancada de oposição na Câmara…

29 de janeiro de 2026

Interessados têm até esta sexta-feira para solicitar permissão de instalação de camarotes da Via Folia, em JP

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), publicou no Diário…

29 de janeiro de 2026

Inmet amplia alerta de chuvas intensas para 50 cidades do Sertão da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta de chuvas intensas para 50 municípios…

29 de janeiro de 2026