Categorias: Política

CÂMARA: Hugo Motta promete honrar acordo com PT para vaga no TCU e anuncia votação da jornada 6×1 para maio

PUBLICIDADE

em entrevista à imprensa nacional o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que tem trabalhado para honrar um acordo firmado em 2024 e destravar a aprovação do deputado Odair Cunha (PT-MG) para uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU). Questionado sobre a votação da redução da jornada de trabalho da escala 6×1, Hugo em suas redes sociais, afirmou que a votação pode se dar em maio.

TCU – O TCU é composto por nove ministros, que são indicados pelo presidente da República (3 vagas), pela Câmara (3) e pelo Senado (3). Assim como no Supremo Tribunal Federal (STF), os ministros têm de se aposentar aos 75 anos. Em 2026, Aroldo Cedraz, que havia sido indicado pela Câmara ao TCU há 20 anos, deixará a Corte de Contas. Como há duas décadas, caberá aos deputados indicar um novo membro.

Antes de ser eleito presidente da Câmara, Hugo Motta costurou um acordo com o então líder do PT, Odair Cunha, e com a então presidente da sigla, Gleisi Hoffmann. Em troca do apoio da legenda à sua candidatura, ele se comprometeria a apoiar e trabalhar pela indicação de Odair ao TCU. Em dezembro passado, durante conversa com jornalistas, Motta confirmou o pacto e disse que “honra os compromissos que assume”. A articulação de Motta, no entanto, esbarra em partidos que também o ajudaram a ser eleito no início de 2025.

PSD e União Brasil, que não se sentem contemplados pelo acordo firmado com o PT, já discutem uma candidatura para fazer frente ao escolhido pelo paraibano. O PL, principal partido de oposição ao governo Lula (PT), também tem discutido uma candidatura própria à vaga do TCU.

A bancada do PSD, que reúne 47 parlamentares, encaminhou, por unanimidade, a indicação do deputado Hugo Leal (PSD-RJ) para a vaga. Nas últimas semanas, Leal se reuniu com colegas para angariar votos para a sua indicação.

O União Brasil, que tem 58 deputados, deve decidir no próximo dia 23 se lançará um nome próprio na disputa ao Tribunal de Contas. Segundo lideranças da sigla, estão entre os cotados: Elmar Nascimento (União-BA) e Danilo Forte (União-CE). Até agora, na avaliação de parlamentares do partido, Forte é quem reúne “mais chances”. Apesar disso, deputados não descartam a possibilidade de uma aliança com o PSD.

Fim da Escala 6×1:

Hugo disse na semana passada que uma das prioridades da Casa neste ano é votar a redução da jornada de trabalho da escala 6×1. Em suas redes sociais, Motta escreveu que a votação pode se dar em maio. Atualmente, duas propostas estão sendo discutidas na Casa sobre o assunto: uma proposta pela deputada Erika Hilton (PEC 8/25) e outra pelo deputado Reginaldo Lopes (PEC 221/19).

“O mundo evoluiu, as tecnologias se desenvolveram e o Brasil não pode ficar para trás. Vamos capitanear a discussão ouvindo a sociedade e o setor produtivo, com a expectativa de votação em maio”, escreveu ele, logo após participar de evento promovido pelo banco BTG Pactual em São Paulo.

Além da escala 6×1, Motta disse que outros temas que serão prioridade na Casa neste ano são a aprovação do acordo entre a União Europeia e o Mercosul, que precisa ter o aval do Brasil formalizado no Congresso, e a votação das Propostas de Emenda à Constituição (PECs) da Segurança Pública.

“Devemos agora, após o Carnaval, retomar este tema [a PEC da Segurança]. Espero que, passando na Comissão Especial, possamos levar ao plenário a pauta da segurança pública, uma pauta inadiável”.

Redação

Últimas notícias

Entenda como o crescimento do turismo e do mercado imobiliário está mudando a vida em JP

 O Instagram especializado no mercado imobiliário @condominiointerativo, fez uma reportagem abordando como o turismo e…

18 de fevereiro de 2026

Presidente da CMCG anuncia retomada das atividades legislativas para o dia 24/02

O presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, Saulo Germano, anunciou que as atividades legislativas…

18 de fevereiro de 2026

Saiba quais documentos você precisa reunir para a declaração do IR 2026

Apesar da Receita Federal ainda não ter liberado o prazo do programa do Imposto de…

18 de fevereiro de 2026

João Pessoa já conta com mais de 50 mulheres alistadas para o serviço militar

Com a expansão das Forças Armadas no Brasil, a Paraíba tornou o alistamento militar feminino…

18 de fevereiro de 2026

Hospitais de Trauma de JP e CG registram mais de 2.300 atendimentos durante o Carnaval

O feriadão de Carnaval foi marcado por grande movimento nos hospitais de emergência da rede…

18 de fevereiro de 2026

Presidente mantém recomposição salarial para 2026 e veta reajustes escalonados até 2029

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou parcialmente as Leis nº 15.349 (Câmara…

18 de fevereiro de 2026