Categorias: Política

Câmara discute intolerância religiosa

A diversidade religiosa entrou em pauta na tarde desta terça-feira (22), no Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), durante a ‘Sessão Especial de Combate à Intolerância Religiosa’, numa propositura do Mandato Popular representado pela vereadora Sandra Marrocos (PSB), em parceria com o grupo ‘Videlicet Religiões – História, Imaginário e Intolerância’.

Da Tribuna da Casa Napoleão Laureano, Sandra Marrocos afirmou a importancia da sessão especial. “Estamos vivenciando um momento histórico nesta casa legislativa, pois é a primeira vez que acontece uma sessão especial pautando o tema da intolerância religiosa, e eu fico muito emocionada em poder contribuir com este momento, pois, somente nos últimos anos, vivenciamos ou fomos testemunhas de diversos casos e situações que ferem a liberdade, o respeito e a democracia, nas escolhas e identificações das entidades e expressões religiosas, ou seja, da fé das pessoas”.

Adiante, Marrocos completou. “Um desses fatores foi notório durante o processo eleitoral, tanto no âmbito estadual como no nacional, onde alguns grupos políticos tentaram desqualificar candidatos (as) por apoiarem a multireligiosidade das pessoas ou fazerem parte de determinadas religiões, a exemplo das religiões de matriz africanas, que na minha opinião, foram as mais atacadas neste processo”.

O Coordenador do grupo de pesquisa ‘Vidalicet Religiões’, revelou a construção de um processo continuado de combate à intolerancia. “O que temos hoje é resultado de uma ação que vai além das fronteiras da universidade e reafirmamos a importancia do dia 21 de janeiro, que é o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, surgido há alguns anos no Terreiro de Mãe Gilda, em Salvador, quando a mesma sofreu fortes constrangimentos públicos e depois chegou a falecer em decorrẽncia de problemas resultantes de atos preconceituosos”.

O Presidente da Federação Espírita Paraibana, José Raimundo ressaltou a importancia do evento. “A nossa luta é a luta pela paz e hoje, abre-se a oportunidade para que as pessoas sejam respeitadas e que se avançe no combate ao preconceito”.

Presenças – A sessão, presidida pela parlamentar socialista Sandra Marrocos, foi secretariada pelo vereador Jorge Camilo (PT) e contou com a presença de representações de diversas entidades e igrejas, além de militantes dos movimentos sociais, educadores (as), professores (as) e estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a exemplo de Danilo Santos, do grupo de Estudantes Negros da UFPB; Almir Laureano, do ‘Mov Paz’; a Professora de Ensino das Religiões, Ana Paula; a representante da Secretaria Municipal de Educação, Maira José; a Mãe de Santo, Marinalva da Silva; José de Olinda Campelo, da Igreja Anglicana; Israel Pereira, Reverendo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil; Vanízia Cavalcante, do centro de Cultura Afro Brasileira Ilê Axé Omidwá; Luciano Bezerra, do Fórum LGBT da Paraíba; Solange Rocha, da Bamidelê; Sandro de Juíca, do Quilômbo Cultural Malunguinho, de Pernambuco; Ednalda de Oliveira, do Ilê-axé xangô agodô e Janine Coelho, representando o Pró Reitor da UFPB, Luis Renato.

Na ocasião, o grupo ‘Videlicet Religiões – História, Imaginário e Intolerância’, coordenado pelo professor Carlos André Cavalcante, distribuiu um documento solicitando a criação do ‘Fórum Paraibano da Diversidade Religiosa’ e registrando datas importantes como o ‘Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa’, ocorrido no dia 21 de janeiro, e a ‘Semana Mundial de Harmonia Entre as Religiões’, da Organização das Nações Unidas.

Assessoria

 

Últimas notícias

Paraibano 2026: Augusto Potiguar marca golaço, e Campinense vence Serra Branca por 1 x 0 no Amigão

O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…

15 de fevereiro de 2026

Ao lado de Lula, João Azevêdo prestigia Galo da Madrugada no Recife

O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…

15 de fevereiro de 2026

Cabo Gilberto sinaliza reeleição, recebe apoio de Bolsonaro ao Senado e é visto por Queiroga como opção de “vice nordestino”

O presidente estadual do PL na Paraíba, Marcelo Queiroga, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro…

15 de fevereiro de 2026

Hervázio Bezerra reforça apoio a Cícero, nega conflito com João Azevêdo e deixa claro: “Não tenho nada contra Lucas”

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) voltou a movimentar o debate político ao publicar, neste…

15 de fevereiro de 2026

Cantor Ranniery Gomes tenta salvar animal e é resgatado pela Marinha na Praia do Jacaré

O cantor paraibano Ranniery Gomes passou por um susto na tarde desse sábado (14), durante…

15 de fevereiro de 2026

Rodoviária de JP deve receber mais de 40 mil passageiros no Carnaval 2026; CG e Patos estão entre os destinos mais procurados

Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…

15 de fevereiro de 2026