A Câmara de Vereadores de Campina Grande retoma nesta quarta-feira (20) os trabalhos legislativos com novidades. Pela primeira a Casa de Felix Araújo terá 23 vereadores. Nas últimas três legislaturas,apenas 21 vereadores tinham direito a assento na Casa, e depois caiu para 16 parlamentares. A renovação nas últimas eleições foi superior a mais de 50% e muitos vereadores experientes ficaram de fora.
Dos 23 vereadores que compõem a legislatura atual, 11 parlamentares já exerceram mandato e estão de volta. Os mais antigos na Casa, são Pimentel Filho (PMDB) que vai exercer o 7º mandato e Orlandino Farias (PSC) que chega ao 8º mandato.
Três dos vereadores estão de volta a Casa após sofrerem sucessivas derrotas. Ivan Batista (PMDB) e Lula Cabral (PRB) e Marinaldo Cardoso (PSDB), já foram vereadores em CG mas depois sofreram alguns revez, passando mais de 8 anos fora da política. Só retornaram em 2012 após sucesso nas urnas.
Os novatos são os mais ansiosos pelo inicio dos trabalhos. Alexandre do Sindicato (PTC), passou parte do mês de janeiro e fevereiro na Casa ajudando na montagem do seu gabinete. Ele aproveitou o período de recesso para elaborar requerimentos, projetos e discursos. "Eu sou uma pessoa que gosto de trabalhar e estava inquieto com o recesso. Não vejo a hora dos trabalhos começarem na Câmara de Vereadores" disse.
O vereador mais jovem, mais votado com 4.631 votos e um dos novatos, Bruno Cunha Lima, chega na Casa de Félix Araújo, trazendo o peso da família Cunha Lima. Mesmo novato, deve exercer uma liderança nos colegas, embora o líder do governo ainda não tenha sido definido. Além de Bruno, estão estreando na Casa, Murilo Galdino (PSB), Saulo Noronha (DEM), Vaninho Aragão (DEM), Napoleão Maracajá (PC do B), Rodrigo Ramos (PMN), Galego do Leite (PMN), Lafite (PSC) e Sargento Regis (PMN), Buchada (PTN), Alexandre do Sindicato (PTC) e O Prof. Miguel Rodrigues (PPS).
Entre os veteranos, estão Inácio Falcão (PSB) que já foi o campeão de votos na cidade e em 2012 obteve 4.372 sufrágios; Joia Germano (PSDB) que vai para o terceiro mandato; o presidente Nelson Gomes (PRP) que chega ao terceiro mandato; Ivonete Lugério que não foi eleita mais volta a Casa no lugar de Tovar que foi chamado para ocupar uma secretaria no governo de Romero Rodrigues; Dr. Olimpio (PMDB), e Metusela Agra (PMDB).
Governistas e situacionistas iniciaM o ano legislativo em saberem quem tem maioria na Casa. A oposição fez maioria mas nos últimos dos meses, o prefeito Romero Rodrigues recebeu algumas adesões e minou o bloco que poderia dificultar a sua gestão. A base que dá sustentação política ao governo, garante que já tem maioria. Só mesmo quando a sessão começar e os vereadores começaram a se posicionar na Tribuna, é que se saberá de verdade, quem é oposição, situação, ou está em cima do muro.
Severino Lopes
PBAgora
A presidente estadual do PT na Paraíba e deputada estadual, Cida Ramos, saiu em defesa…
O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), José Lopes, criticou, nesta quinta-feira…
O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) revelou nesta quinta-feira (19), que os bastidores da Assembleia…
O abacaxi é cultivado em todas as Unidades da Federação, com exceção do Piauí. Segundo…
Com projeção de alta mais uma vez bem acima da média regional e do País,…
Até 30 de agosto deste ano, os eventos noturnos no Esporte Clube Cabo Branco, no…