Categorias: Política

Câmara aprova anistia a partidos que não investiram mínimo exigido em campanhas femininas

PUBLICIDADE

A Câmara aprovou nesta quarta-feira (24) um projeto que anistia partidos políticos que não investiram o mínimo previsto em lei em ações para incentivar a participação da mulher na política.

A proposta, que já passou pelo Senado, vai à sanção presidencial.

A Lei dos Partidos prevê que pelo menos 5% dos recursos oriundos do fundo partidário devem ser aplicados na "criação e manutenção de programas de promoção e difusão da participação política das mulheres".

As ações podem ser, por exemplo, eventos e propagandas partidárias que incentivem o engajamento das mulheres na política.

De acordo com o projeto aprovado pela Câmara, estarão livres de punição as legendas que não cumpriram a regra, mas usaram o dinheiro para financiar candidaturas femininas até as últimas eleições gerais (2018).

O que diz o STF

Nas eleições do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou os partidos a aplicarem recursos acumulados em anos anteriores voltados para a promoção da mulher na política.

O montante, porém, não podia ser usado para cumprir a cota mínima de 30% dos recursos do fundo partidário nas campanhas das mulheres.

No entendimento do Supremo, recursos de incentivo à participação das mulheres na política são diferentes do dinheiro que financia campanha de candidatas específicas.

O STF tomou a decisão em outubro do ano passado, mesmo mês em que aconteceram as eleições, por isso o projeto aprovado pelos senadores prevê um período de transição.

Outros pontos

Outros pontos previstos no projeto aprovado pela Câmara são os seguintes:

  • Diretórios provisórios – Caberá ao partido político definir o tempo do mandato dos membros em órgãos internos, permanentes ou provisórios. Os órgãos provisórios poderão durar até oito anos, com rotatividade da diretoria.
  • Servidores – Os partidos serão anistiados caso devolvam ao Tesouro Nacional cobranças cujas doações tenham sido feitas em anos anteriores por servidores públicos com função ou cargo público de livre nomeação e exoneração, desde que filiados a partido político.
  • Prestação de contas – Se o diretório municipal do partido político não movimentar ou arrecadar doações em dinheiro, não precisará prestar contas à Justiça Eleitoral. O dirigente do partido terá que apresentar uma declaração de ausência de movimentação.
  • Responsabilidade – Pelo texto, "as responsabilidades civil e criminal são subjetivas e, assim como eventuais dívidas já apuradas, recaem somente sobre o dirigente partidário responsável pelo órgão partidário à época do fato e não impedem que o órgão partidário receba recurso do fundo partidário".
  • Conta bancária – A direção nacional do partido será obrigada a abrir conta bancária exclusiva para movimentação do fundo partidário e para a aplicação dos recursos mínimos a serem aplicados na promoção da participação política feminina.

G1 

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trump vs. Maduro

Há duas coisas que me irritam bastante quando se discutem as ameaças de Trump contra…

18 de dezembro de 2025

Fifa nomeia vice-presidente da CBF para comissão de competições femininas

Paraíbana no poder. A vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e presidente da Federação Paraibana de Futebol…

18 de dezembro de 2025

PF e PMPB deflagram ação contra grupo que usava aviões para transportar droga

Uma operação conjunta da Polícia Federal com apoio da Polícia Militar da Paraíba, por meio…

18 de dezembro de 2025

PRF cumpre mandado de prisão por tráfico de drogas durante fiscalização no Sertão

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) cumpriu um mandado de prisão na noite dessa quarta-feira (17),…

18 de dezembro de 2025

Incêndio de grandes proporções atinge terreno de fábrica têxtil e casas vizinhas no Geisel

Um incêndio de grandes proporções atingiu na noite dessa quarta-feira (17), a parte traseira de…

18 de dezembro de 2025

Cabo Gilberto revela detalhes da primeira reunião como novo líder da oposição na Câmara Federal

O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL-PB) revelou, nesta quarta-feira (17), os primeiros passos após…

18 de dezembro de 2025