Foto: Print da rede social de Ricardo Coutinho
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) têm até o próximo dia 26 para prestar esclarecimentos ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o andamento de processos que envolvem o ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PT).
O prazo foi fixado pelo ministro Gilmar Mendes em decisão proferida na última quinta-feira (11), no âmbito de uma reclamação apresentada pela defesa do ex-governador. No pedido, os advogados questionam o recebimento de denúncia criminal que, segundo sustentam, estaria fundamentada exclusivamente em delações premiadas, sem a apresentação de provas independentes que as confirmem.
No despacho, o ministro solicitou que os tribunais informem quais elementos de prova embasaram o prosseguimento das ações e detalhem os atos processuais já adotados até o momento. Após o envio das informações, o caso será encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR), que também deverá se manifestar no prazo de 15 dias.
Ricardo Coutinho é réu em ações decorrentes da Operação Calvário, investigação que apura um esquema de desvio de recursos públicos, principalmente nas áreas da saúde e da educação, por meio de contratos com Organizações Sociais. A defesa argumenta que o avanço dos processos contraria entendimentos recentes do STF, que vedam ações penais baseadas apenas em delações não corroboradas por outras provas.
Redação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) voltou a defender nesta terça-feira (16), que o Partido…
O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) saiu em defesa do colega paraibano Hugo Motta (Republicanos),…
O presidente da Companhia Docas de Cabedelo, Ricardo Barbosa (PSB), afirmou, nesta terça-feira (16), que,…
“Temos nomes muito fortes, mas essa discussão ainda não é o momento”, diz Jutay sobre…
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (17), dois…
O senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo (MDB) anunciou, no final da tarde desta terça-feira…