Cagepa aciona Justiça para reassumir gestão de água e esgotamento sanitário na cidade de Santa Rita

PUBLICIDADE

Por meio de nota distribuída via Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), a Cagepa disse que foi obrigada a entregar à Prefeitura de Santa Rita na noite dessa quarta (11), por determinação judicial, mas que já acionou o setor jurídico para contestar a decisão.

“A Cagepa reafirma seu compromisso junto à população de Santa Rita e reitera seu interesse em permanecer operando e investindo nos serviços em benefício do município, por entender que a cidade, que faz parte da Região Metropolitana de João Pessoa, integra um contexto específico de abastecimento de água e esgotamento sanitário, e que isoladamente vai ter dificuldades de se abastecer, gerando prejuízos à população”, divulgou a companhia.

A gestão municipal decidiu não renovar a concessão da Cagepa por avaliar que, nos últimos 10 anos, faltaram investimentos e ações para ampliação do acesso de água e tratamento de esgoto à população. De acordo com a Prefeitura de Santa Rita, atualmente apenas 4% dos habitantes tem cobertura de esgotamento sanitário. O contrato com a ANE prevê universalização do serviço.

“A falta de esgotamento sanitário vem infiltrando o solo e contaminando o manancial da cidade, um dos mais importantes do estado, composto por água mineral. O fornecimento de água é intermitente nos bairros mais elevados, a exemplo de Tibiri e Marcos Moura, onde são registradas queixas diárias de interrupções. Mais de 20 mil santa-ritenses – moradores de Bebelândia, Odilândia, Cicerolândia, Forte Velho, Lerolândia e Nossa Senhora do Livramento – nunca foram atendidos pela Cagepa”, alegou a Prefeitura de Santa Rita.

De acordo com a administração municipal, a falta de investimentos sucateou a infraestrutura do sistema de saneamento e manteve, em plena área central da cidade, mais de 12 quilômetros de tubulação de amianto – matéria-prima de baixo custo com potencial cancerígeno, proibida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Da Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Após recomendação do MPPB, comandante da Guarda Civil de Bayeux é exonerado

A Prefeitura de Bayeux anunciou a exoneração do comandante da Guarda Civil Municipal, Kleber Renato…

12 de dezembro de 2025

Em Brasília, Aguinaldo Ribeiro acompanha João em reunião estratégica com ministro da Fazenda

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro destacou nessa quinta-feira (11) a importância de uma agenda estratégica…

12 de dezembro de 2025

Varejo da Paraíba mantém 3ª maior taxa de crescimento do País no ano, revela IBGE

Apesar da manutenção do juro da Selic em nível elevado, o varejo da Paraíba resiste…

12 de dezembro de 2025

Segunda parcela do 13° salário dos servidores de João Pessoa é antecipada para esta sexta-feira; dinheiro já está na conta

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, anunciou nas redes sociais, na manhã desta sexta-feira…

12 de dezembro de 2025

Universidades públicas da Paraíba vão abrir quase 22 mil vagas no Sisu 2026

O futuro sendo traçado a partir do conhecimento. O sonho da conquista do diploma superior…

12 de dezembro de 2025

Armas, drogas e menor são apreendidos em megaoperação da PM em João Pessoa

A Polícia Militar da Paraíba deflagrou, nas primeiras horas desta sexta-feira (12), mais uma etapa…

12 de dezembro de 2025