A repercussão da declaração do novo presidente da Câmara, Hugo Mota (Republicanos), sobre a revisão da Lei da Ficha Limpa e a possibilidade de diminuir o tempo de inelegibilidade de ex-presidentes ganhou novos apoios na Paraíba. O deputado estadual Cabo Gilberto (PL), aliado de Jair Bolsonaro, em entrevista nesta quarta-feira (05), foi o primeiro a se manifestar endossando a fala de Mota e reforçando sua defesa de uma revisão nas regras que impedem o ex-presidente de disputar as eleições de 2026.
Cabo Gilberto, conhecido por seu posicionamento crítico contra o Supremo Tribunal Federal (STF), foi enfático ao afirmar que a redução do tempo de inelegibilidade é uma medida justa. “Eu concordo com a ideia de Hugo Mota, até porque só quem está sendo prejudicado é um homem de bem”, declarou o parlamentar paraibano. Para ele, a inelegibilidade de Bolsonaro não se justifica, pois, segundo Cabo Gilberto, o ex-presidente “não cometeu nenhum crime” e está sendo alvo de uma “perseguição clara da Suprema Corte Brasileira.”
A declaração de Cabo Gilberto se soma ao apoio crescente de diversos setores do bolsonarismo à revisão da Ficha Limpa. A fala de Mota, que sugeriu que oito anos de inelegibilidade são um tempo excessivo, fortalece a narrativa de que a atual legislação é injusta, principalmente no caso de figuras políticas como Bolsonaro.
Para muitos, a redução do tempo de inelegibilidade pode ser o passo necessário para viabilizar o retorno de Bolsonaro ao cenário político em 2026.
PB Agora