Categorias: Política

Cabo Gilberto comenta desafios em assumir liderança da oposição na Câmara Federal em 2026: “Missão árdua”

PUBLICIDADE

O deputado federal Cabo Gilberto Silva afirmou no início desta semana durante homenagem ao senador e pré-candidato a governador Efraim Filho na Câmara Municipal de João Pessoa, que assumir a liderança da oposição ao governo Lula na Câmara dos Deputados em 2026 representa “um sentimento de muito orgulho” e reforça a presença da Paraíba no debate político nacional.

A escolha do parlamentar foi feita de forma unânime entre os oposicionistas, que assinaram a lista de indicação para que ele suceda o atual líder, deputado Zucco. A transição deve ocorrer na próxima semana.

“É de muito orgulho, por ser paraibano, nordestino, policial, assumir a liderança da oposição na Câmara dos Deputados com tantos parlamentares competentes e fortes na oposição ao desgoverno Lula. Assumo essa função num momento de tanta dificuldade, de tanta perseguição nesse regime ditatorial comandado pela Suprema Corte do nosso país”, declarou Cabo Gilberto.

O deputado destacou que a nova função fortalece sua atuação política na Paraíba e amplia sua responsabilidade no comando das missões da oposição. Segundo ele, o papel exige ouvir os colegas parlamentares e coordenar ações de fiscalização e denúncia contra o governo federal.

“É uma missão muito árdua. Tem muito trabalho, muito serviço, muita coisa para fiscalizar e denunciar. É um governo que erra muito, que tem 40 ministérios e só funcionam dois: o Ministério da Propaganda, o mais poderoso da história do Brasil, que mente todos os dias para dar uma falsa sensação de que o Brasil está caminhando; e o Ministério do Taxar, que taxa o povo brasileiro todos os dias.”, afirmou.

Cabo Gilberto disse ainda que antes de discutir o cenário eleitoral de 2026, a prioridade da oposição será atuar pela libertação de pessoas que considera “injustiçadas” e pelo retorno de exilados políticos ao país.

“Nossa missão agora é trazer essas pessoas injustiçadas e os exilados políticos de volta ao país. A eleição ainda falta praticamente um ano, mas não tenho dúvida de que o candidato que Bolsonaro escolher, se ele não puder ser candidato por conta desse absurdo, será o vencedor. Quem ele escolher, nós iremos votar, e tenho certeza de que irá vencer.”, concluiu.

A liderança de Gilberto no bloco de oposição amplia influência da Paraíba no cenário político nacional. O estado conta com Hugo Motta, presidente da Câmara Federal, Aguinaldo Ribeiro que é líder da Maioria no Congresso, Gervásio Maia que é o Líder do PSB na Câmara, entre outros cargos importantes em setores do judiciário, e finanças.

PB Agora

Últimas notícias

João Azevêdo transmite cargo para Lucas Ribeiro que assume interinamente o governo até 1º de março

O governador João Azevêdo transmitiu, na manhã deste sábado (21), o cargo para o vice-governador…

21 de fevereiro de 2026

Dois suspeitos morrem e um fica ferido durante confronto com a Polícia Militar em João Pessoa

Uma ação da Força Tática do 1º Batalhão da Polícia Militar terminou em um intenso…

21 de fevereiro de 2026

Inmet emite alerta de chuvas fortes e ventos intensos para 114 cidades paraibanas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois novos alertas de chuvas intensas abrangendo diversas…

21 de fevereiro de 2026

Quatro trechos de praias de João Pessoa estão impróprios para banho durante o fim de semana

Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…

21 de fevereiro de 2026

João Azevêdo desconversa sobre Jhonny Bezerra e nega mágoas: “Não conversei com ele depois que ele deixou o governo”

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), evitou comentar possíveis articulações envolvendo o ex-superintendente da…

21 de fevereiro de 2026

Governador nega despedida antecipada e explica detalhes sobre prazo para desincompatibilização

O governador e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB), revelou nesta sexta-feira (20), os detalhes…

21 de fevereiro de 2026