Categorias: Política

Cabo Gilberto comenta desafios em assumir liderança da oposição na Câmara Federal em 2026: “Missão árdua”

PUBLICIDADE

O deputado federal Cabo Gilberto Silva afirmou no início desta semana durante homenagem ao senador e pré-candidato a governador Efraim Filho na Câmara Municipal de João Pessoa, que assumir a liderança da oposição ao governo Lula na Câmara dos Deputados em 2026 representa “um sentimento de muito orgulho” e reforça a presença da Paraíba no debate político nacional.

A escolha do parlamentar foi feita de forma unânime entre os oposicionistas, que assinaram a lista de indicação para que ele suceda o atual líder, deputado Zucco. A transição deve ocorrer na próxima semana.

“É de muito orgulho, por ser paraibano, nordestino, policial, assumir a liderança da oposição na Câmara dos Deputados com tantos parlamentares competentes e fortes na oposição ao desgoverno Lula. Assumo essa função num momento de tanta dificuldade, de tanta perseguição nesse regime ditatorial comandado pela Suprema Corte do nosso país”, declarou Cabo Gilberto.

O deputado destacou que a nova função fortalece sua atuação política na Paraíba e amplia sua responsabilidade no comando das missões da oposição. Segundo ele, o papel exige ouvir os colegas parlamentares e coordenar ações de fiscalização e denúncia contra o governo federal.

“É uma missão muito árdua. Tem muito trabalho, muito serviço, muita coisa para fiscalizar e denunciar. É um governo que erra muito, que tem 40 ministérios e só funcionam dois: o Ministério da Propaganda, o mais poderoso da história do Brasil, que mente todos os dias para dar uma falsa sensação de que o Brasil está caminhando; e o Ministério do Taxar, que taxa o povo brasileiro todos os dias.”, afirmou.

Cabo Gilberto disse ainda que antes de discutir o cenário eleitoral de 2026, a prioridade da oposição será atuar pela libertação de pessoas que considera “injustiçadas” e pelo retorno de exilados políticos ao país.

“Nossa missão agora é trazer essas pessoas injustiçadas e os exilados políticos de volta ao país. A eleição ainda falta praticamente um ano, mas não tenho dúvida de que o candidato que Bolsonaro escolher, se ele não puder ser candidato por conta desse absurdo, será o vencedor. Quem ele escolher, nós iremos votar, e tenho certeza de que irá vencer.”, concluiu.

A liderança de Gilberto no bloco de oposição amplia influência da Paraíba no cenário político nacional. O estado conta com Hugo Motta, presidente da Câmara Federal, Aguinaldo Ribeiro que é líder da Maioria no Congresso, Gervásio Maia que é o Líder do PSB na Câmara, entre outros cargos importantes em setores do judiciário, e finanças.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cícero assina termo de cessão da Estação das Artes para instalação de Centro de Computação Quântica

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, oficializou, na tarde desta quinta-feira (4), a cessão…

4 de dezembro de 2025

Guga Pet detalha visita de comissão à Bica e indaga direção do parque por falta de respostas: ‘Perguntas não respondidas’

O embate entre o vereador e ex-secretário de Cuidado e Proteção Animal de João Pessoa,…

4 de dezembro de 2025

Clima esquenta na CMJP e parlamentares sobem o tom em novos ataques contra Lula e Bolsonaro: “Síndico da Papuda”

A sessão desta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de João Pessoa, foi marcada por um…

4 de dezembro de 2025

Exame toxicológico volta a ser exigido para tirar CNH nas categorias A e B

O Congresso retomou nesta quinta-feira (4), em sessão conjunta, a exigência de exame toxicológico para…

4 de dezembro de 2025

Veneziano critica decisão que limita pedidos de impeachment de ministros do STF exclusivamente à PGR

O senador Veneziano Vital do Rêgo considerou “inoportuna e inadequada” a decisão que restringe à…

4 de dezembro de 2025

Cerca de 194 mil paraibanos estão em situação de extrema pobreza

Insegurança alimentar, falta de moradia, saneamento, água potável de qualidade, e acesso aos direitos básicos…

4 de dezembro de 2025