A Paraíba o tempo todo  |

Cabo Gilberto comenta desafios em assumir liderança da oposição na Câmara Federal em 2026: “Missão árdua”

Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

O deputado federal Cabo Gilberto Silva afirmou no início desta semana durante homenagem ao senador e pré-candidato a governador Efraim Filho na Câmara Municipal de João Pessoa, que assumir a liderança da oposição ao governo Lula na Câmara dos Deputados em 2026 representa “um sentimento de muito orgulho” e reforça a presença da Paraíba no debate político nacional.

A escolha do parlamentar foi feita de forma unânime entre os oposicionistas, que assinaram a lista de indicação para que ele suceda o atual líder, deputado Zucco. A transição deve ocorrer na próxima semana.

“É de muito orgulho, por ser paraibano, nordestino, policial, assumir a liderança da oposição na Câmara dos Deputados com tantos parlamentares competentes e fortes na oposição ao desgoverno Lula. Assumo essa função num momento de tanta dificuldade, de tanta perseguição nesse regime ditatorial comandado pela Suprema Corte do nosso país”, declarou Cabo Gilberto.

O deputado destacou que a nova função fortalece sua atuação política na Paraíba e amplia sua responsabilidade no comando das missões da oposição. Segundo ele, o papel exige ouvir os colegas parlamentares e coordenar ações de fiscalização e denúncia contra o governo federal.

“É uma missão muito árdua. Tem muito trabalho, muito serviço, muita coisa para fiscalizar e denunciar. É um governo que erra muito, que tem 40 ministérios e só funcionam dois: o Ministério da Propaganda, o mais poderoso da história do Brasil, que mente todos os dias para dar uma falsa sensação de que o Brasil está caminhando; e o Ministério do Taxar, que taxa o povo brasileiro todos os dias.”, afirmou.

Cabo Gilberto disse ainda que antes de discutir o cenário eleitoral de 2026, a prioridade da oposição será atuar pela libertação de pessoas que considera “injustiçadas” e pelo retorno de exilados políticos ao país.

“Nossa missão agora é trazer essas pessoas injustiçadas e os exilados políticos de volta ao país. A eleição ainda falta praticamente um ano, mas não tenho dúvida de que o candidato que Bolsonaro escolher, se ele não puder ser candidato por conta desse absurdo, será o vencedor. Quem ele escolher, nós iremos votar, e tenho certeza de que irá vencer.”, concluiu.

A liderança de Gilberto no bloco de oposição amplia influência da Paraíba no cenário político nacional. O estado conta com Hugo Motta, presidente da Câmara Federal, Aguinaldo Ribeiro que é líder da Maioria no Congresso, Gervásio Maia que é o Líder do PSB na Câmara, entre outros cargos importantes em setores do judiciário, e finanças.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe