Categorias: Política

Cabo Gilberto comemora queda parcial do tarifaço imposto pelo governo americano, mas não enxerga vitória do governo Lula

O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL) comemorou nesta sexta-feira (18), a decisão dos Estados Unidos de reduzir a tarifa de 40% aplicada sobre diversos produtos brasileiros. Em entrevista à rádio Arapuan FM, o parlamentar afirmou a medida representa um alívio para setores produtivos do país, mas não enxerga o movimento como uma vitória do Governo Lula.

“Desde o início que eu sou contra essas tarifas. Falei para toda a imprensa paraibana e brasileira quando era questionado, que essas tarifas prejudicariam todo o povo brasileiro. Independentemente de quem esteja à frente da nação brasileira, que é o irresponsável do presidente Lula, mas nós torcemos pelo Brasil. Então, obviamente, nós comemoramos a redução das tarifas, porque é bom para o setor produtivo, é bom para o Brasil”, afirmou.

O parlamentar também atribuiu a origem do problema à condução da política externa brasileira pelo presidente Lula, afastando qualquer relação com posicionamentos de parlamentares de oposição, como o deputado Eduardo Bolsonaro.

“A questão das tarifas, deixei claro desde o começo, foi a forma que o governo Lula se comportou com relação ao cenário internacional. Se aproveitando de ditaduras, alimentando a guerra com a Ucrânia e a máquina russa, trazendo para o Brasil o ditador Nicolás Maduro, sanguinário narcotraficante, dando declarações contra a moeda mundial que é o dólar, dando declarações contra os Estados Unidos. Inclusive, o presidente do partido, quando venceu as eleições nacionais, chamou Trump de fascista do século XXI. Então, as tarifas foram por conta disso”, criticou.

Cabo Gilberto disse ainda que não vê a redução anunciada por Donald Trump como um mérito do governo federal, mas sim resultado de pressões políticas internas nos Estados Unidos.

“Como eu gosto de me informar, analisar vários cenários, nós observamos que a questão interna do governo norte-americano, bem como a pressão do seu próprio partido, fez ele (Trump) recuar com relação às tarifas, não só no Brasil, como em várias partes do mundo”, completou.

O novo decreto assinado por Trump remove a tarifa sobre itens como café, cacau, frutas tropicais, sucos, especiarias, carne bovina, banana, laranja e tomate. A publicação afirma que a decisão foi tomada após conversa telefônica entre os dois presidentes, na qual ficou acertado o início de tratativas para resolver pendências comerciais ainda em discussão.

PB Agora

Últimas notícias

Com 271 unidades, Paraíba se destaca na oferta de assistência social via CRAS

O cidadão que se encontra em situação de vulnerabilidade ou risco social tem o direito…

3 de fevereiro de 2026

Filho de Marcelo Queiroga se envolve em colisão e é contido por populares até a chegada da polícia

Na noite dessa segunda-feira (02), um acidente de trânsito na Rua Nossa Senhora dos Navegantes,…

3 de fevereiro de 2026

Mulher de Henrique, da dupla com Juliano, é presa em Orlando, nos EUA

A empresária Amanda Vasconcelos Tavares Reis, de 28 anos, esposa do cantor sertanejo Henrique, que…

3 de fevereiro de 2026

Homem é encontrado morto com faca cravada no pescoço, no Valentina

Um homem foi encontrado morto, na manhã desta terça-feira (3), com uma faca cravada no…

3 de fevereiro de 2026

Paraíba tem 174 municípios com baixa capacidade de gestão de desastres, aponta indicador federal

Levantamento do governo federal aponta que a maioria dos municípios da Paraíba apresenta baixa capacidade…

3 de fevereiro de 2026

Deputado vê apoio de Bruno a Efraim como resposta política em CG: “Se dependesse de Cícero, quem seria prefeito era Jhony”

Em entrevista à imprensa campinense no dia de ontem (02), o líder da Oposição na…

3 de fevereiro de 2026