Categorias: Política

Bruno parabeniza Veneziano pela PEC aprovada no Senado que inclui as guardas municipais e os agentes de trânsito entre os órgãos de segurança

PUBLICIDADE

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, parabenizou na noite de ontem (27), por mio das suas redes sociais, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), pela autoria da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 37/22), proposta está que foi aprovada ontem no Senado, em dois turnos, que inclui as guardas municipais e os agentes de trânsito entre os órgãos de segurança pública previstos na Constituição.

“Chegando em casa agora e recebendo uma notícia extraordinária que foi a aprovação no Senado de uma PEC de autoria do senador Veneziano que insere os guardas municipais e os agentes de trânsito no rol das forças de segurança do País. Estou passando aqui para comemorar com os nossos agentes de trânsito e s guardas civis municipais não só de Campina, mas do Brasil inteiro essa conquista importante. Parabéns Veneziano e ao Senado”, disse Bruno.

VEJA O VÍDEO DE BRUNO:

ENTENDA O QUE É PEC 37/2022 – Atualmente, pelo texto constitucional, são considerados como de segurança pública os seguintes órgãos: Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Ferroviária Federal; polícias civis; polícias militares e corpos de bombeiros militares; e polícias penais federal, estaduais e distrital.

De acordo com a PEC, os municípios poderão constituir guardas ou polícias municipais, com atribuições de proteção de seus bens, serviços, instalações; policiamento ostensivo local e comunitário; exercício de ações de segurança em seus territórios; e apoio e colaboração com os demais órgãos de segurança pública. A PEC prevê que os municípios serão autorizados a alterar, mediante lei, a nomenclatura de suas guardas para “polícia municipal”, “guarda civil”, “guarda civil municipal”, “guarda metropolitana” ou “guarda civil metropolitana”.

O texto também determina que o preenchimento do quadro de servidores das guardas municipais que optarem pela mudança de nomenclatura será feito, exclusivamente, por meio de concurso público ou da transformação dos cargos isolados ou dos cargos de carreira dos atuais guardas municipais. A PEC segue agora para a Câmara dos Deputados.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Aguinaldo Ribeiro é designado para relatar projeto que prevê corte de benefícios fiscais em 2026

O deputado paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) foi oficialmente designado, nesta segunda-feira (8), pelo presidente da…

8 de dezembro de 2025

Pai morre e filhos ficam feridos após moto atingir estrutura na BR-230, em João Pessoa

Um grave acidente de motocicleta deixou um homem morto e duas crianças feridas na noite…

8 de dezembro de 2025

Jhony Bezerra nega atrito com Galdino após mudança no comando do Trauma em CG

O superintendente da PB Saúde, Jhony Bezerra (PSB), afirmou que não há atrito entre ele…

8 de dezembro de 2025

Fantástico reconstrói trajetória de Gerson Machado e expõe falhas do poder público; assista

O programa Fantástico, da Rede Globo, dedicou reportagem especial à história de Gerson Machado, jovem…

8 de dezembro de 2025

Deu na Folha de S. Paulo: PT e Hugo Motta vivem momento de tensão e aliança na Paraíba vira ponto de atenção

A repercussão na Folha de S.Paulo nesta segunda-feira destaca que a aliança política na Paraíba,…

8 de dezembro de 2025

UEPB define novo calendário acadêmico nesta terça-feira; expectativa é de que aulas voltem só em 2026

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) deve definir amanhã, terça-feira (9), o novo calendário acadêmico…

8 de dezembro de 2025