Foto: Reprodução/Redes Sociais
O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), sancionou nesta quarta-feira (08) a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, estimada em R$ 2,2 bilhões. Contudo, a medida veio acompanhada de um veto às emendas impositivas previamente acordadas com a Câmara Municipal, o que gerou um atrito entre o Executivo e o Legislativo.
As emendas representariam 0,7% do orçamento municipal para 2025, com previsão de aumento para até 1,2% nos anos seguintes. No entanto, Bruno justificou o veto alegando inconstitucionalidade, afirmando que as emendas violam o artigo 63, inciso I, da Constituição Federal, que proíbe a criação de despesas adicionais em projetos de iniciativa do Executivo. Segundo o prefeito, a inclusão dessas emendas poderia comprometer ainda mais as contas públicas de Campina Grande, que enfrenta um cenário de dificuldades financeiras.
O veto, no entanto, desagradou boa parte dos vereadores, especialmente os que já haviam celebrado um acordo para a inclusão das emendas impositivas no orçamento. A tensão ficou evidente com as declarações do líder da oposição, Anderson Pila (PSB), que acusou o prefeito de descumprir sua palavra.
“A palavra do prefeito é um risco na água, não vale nada” disparou.
A decisão de Bruno ocorre em um momento delicado para Campina Grande. Nos últimos meses, o município enfrentou atrasos salariais de servidores públicos, apontados por críticos como consequência de dificuldades financeiras.
A LOA de 2025, agora sancionada, prevê investimentos em diversas áreas, mas o veto às emendas impositivas pode gerar impasses administrativos e políticos.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A Paraíba voltou a aparecer ser destaque na imprensa nacional protagonizando a capa de nova…
Na noite desse sábado (06), policiais militares do 2º Esquadrão do ROTAM prenderam um homem…
Na manhã deste domingo (07), policiais do 5º BPM prenderam um suspeito em flagrante por…
A Paraíba terá 926 inscritos participando da segunda etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU),…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), comentou ontem, sexta-feira (05) as movimentações que…
A Superintendência Executiva de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou, nesta sexta-feira (5), o relatório…