Categorias: Política

Braga cola em Maranhão

O ex-governador Wilson Braga (PMDB, na foto ao lado), candidato pela coligação “Paraíba Unida 5” a uma vaga de deputado estadual, decidiu seguir de perto os passos do governador José Maranhão (do seu mesmo partido), que disputa a reeleição, por onde quer que ele ande, nos últimos dias, devido à proximidade da reta final da campanha eleitoral.

Lado-a-lado no interior

Braga colou em Maranhão, praticamente em todos os eventos promovidos pela coligação “Paraíba Unida”, entre sábado e domingo passados, em vários municípios localizados no interior do Estado. Neste próximo final-de-semana, o mesmo tipo de comportamento deve se repetir, em manifestações semelhantes.

Carreatas pelo Sertão

No sábado mesmo, eles visitaram as cidades polarizadas por Princesa Isabel, como Teixeira, Maturéia, Imaculada, Juru, Tavares e Água Branca, em meio a uma extensa carreata.

Do Brejo ao Litoral

Já no domingo, a dupla voltou se encontrar na região do Brejo, puxando uma carreata que se estendeu da cidade de Mari ao município de Lucena, passando por Sapé, Cruz do Espírito Santo e Santa Rita. A programação dominical de Braga – sempre colado em Maranhão – só terminou com a realização de um grande comício na cidade de Cabedelo, à noite, na praça Getúlio Vargas.

Cafezinho nos mercados

Na quarta-feira passada, os dois foram juntos visitar o mercado público do conjunto Valentina de Figueiredo, localizado na zona sul de João Pessoa. Maranhão – por sinal – já tomou café-da-manhã nas barraquinhas dos mercados da Torre, Central e de Mangabeira.

Estratégia sempre dá certo

Ao colar em Maranhão, Braga procura repetir a estratégia utilizada pelo senador democrata Efraim Morais em 2002, quando ele percorreu todo o Estado ao lado do então candidato a governador Cássio Cunha Lima (PMDB).

Nenhum voto se despreza

Wilson também fazia parte da mesma chapa majoritária, porém concentrou sua campanha em determinadas áreas geográficas específicas, como Conceição do Piancó e a Capital, deixando de lado outras regiões, onde Efraim fez campanha sozinho, ladeado apenas por Cássio.

Sem traição, não há derrota

O resultado todos sabem: Efraim – de azarão, figurando em 4º lugar em todas as pesquisas de opinião pública – acabou conseguindo ser o 2º senador eleito, deixando seu companheiro de chapa, Wilson Braga, amargando uma dura derrota para o Senado da República, sobretudo nas urnas polarizadas por Santa Luzia, que não corresponderam à votação esperada pelo ex-governador.

Ronaldinho no estaleiro

Deve permanecer internado num apartamento do hospital da Unimed, durante todo este próximo final-de-semana, o advogado e publicitário Ronaldinho Cunha Lima. Ele está se recuperando de uma leve crise de diverticulite (coisa que ele já superou rapidamente, de outras vezes).

Descanso e sopa quente

Ronaldinho está hospitalizado desde a manhã de quinta-feira passada. Pelo jeito, serão ao menos uns cinco dias de descanso forçado e dieta rígida, à base de sopa quente. E só, sem nenhuma dose de exagero…

Outro Lucena no Governo

Pouco antes de se licenciar do cargo de governador, o candidato à reeleição José Maranhão (PMDB) nomeou para ocupar o cargo de provimento em comissão, como gestor do programa de Fortalecimento de Produtos Turísticos da secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, o jovem empresário Solon de Lucena Filho.

Sobrinho do senador tucano

Ele vem a ser irmão do deputado estadual Fabiano Lucena (PSDB) e sobrinho do senador Cícero Lucena (presidente do diretório regional dos tucanos na Paraíba). Além de Solon (pai) e “Ciço”, a família ainda possui mais dois irmãos: Paulo e Pedro Lindolfo, totalizando quatro homens, todos filhos de Dona Nazaré e do patriarca “Seu” Cícero, liderança tradicional no município de São José de Piranhas (antigo Jatobá).

Conterrâneo lança livro

Por falar nisso, o advogado e historiador piranhense José Marconi Gomes Vieira (pupilo do professor José Octávio de Arruda Mello) lançou na quarta-feira passada, no auditório da fundação “Casa de José Américo”, localizado na praia do Cabo Branco, seu livro intitulado: “São José de Piranhas – Conselheiros, Intendentes e Prefeitos – 1889 a 1945).

Especialista no assunto

A obra possui 150 páginas e foi impressa nas oficinas de “A União” Gráfica & Editora, no Distrito Industrial de João Pessoa. O autor é especialista em História Econômica e Social do Nordeste Contemporâneo, pela UFPB e bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pelo Unipê.

Pesquisando no baú da Ditadura

O historiador Fernando Dutra é quem escreveu o prefácio do livro. Ele está atualmente concluindo uma minuciosa pesquisa nos arquivos do jornal “A União”, no período compreendido pelos chamados “Anos de Chumbo da Ditadura Militar que governou o Brasil, nos anos de 1969 a 1974.

Papel do Dops será revelado

O foco dele é a atuação do extinto Dops (Departamento de Ordem Política e Social), que exercia censura nos meios de comunicação da época, prendendo pessoas consideradas subversivas, agitadoras e/ou anarquistas, pelo então regime vigente.

Últimas notícias

TCE-PB reprova contas dos municípios de Cruz do Espírito Santo e Sossêgo com imputação de débito

O Tribunal de Contas do Estado realizou, nesta quarta-feira (28), sua primeira sessão ordinária híbrida…

29 de janeiro de 2026

Prefeitura do Sertão cancela Carnaval por conta de crise hídrica

O prefeito de Santa Luzia, Henry Lira, anunciou nesta quarta-feira (28) o cancelamento das festividades…

29 de janeiro de 2026

Morador de rua tem corpo incendiado em tentativa de homicídio no Varadouro

Um morador de rua, de 46 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na…

29 de janeiro de 2026

Sudema notifica boate e restaurante em Tambaú por irregularidades no sistema de esgoto

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) notificou nessa quarta-feira (28) dois estabelecimentos localizados…

29 de janeiro de 2026

Tovar admite possível racha entre os ‘Cunha Lima’ em relação ao apoio a Cícero e Efraim para o Governo do Estado

Em entrevista ontem (28), numa rádio de Campina Grande o deputado estadual Tovar Correia Lima…

29 de janeiro de 2026

Bloco Zé Pereira abre pré-carnaval de CG dia 31 de janeiro com homenagem ao Palhaço Carrapeta

Um dos tradicionais blocos de carnaval de Campina Grande, o Zé Pereira estará de volta…

29 de janeiro de 2026