Categorias: Política

Bolsonaro é preso preventivamente a pedido da PF; ‘violou tornozeleira eletrônica’, diz STF

PUBLICIDADE

Prisão foi determinada após o senador Flávio Bolsonaro convocar vigília em frente à casa do pai, às vésperas do início do cumprimento da pena por tentativa de golpe.

Na manhã deste sábado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de forma preventiva a pedido da Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar.

Leia também:
Defesa de Bolsonaro pede prisão domiciliar humanitária ao STF

De acordo com informações divulgadas pelo Blog da Natuza Nery, do G1, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente para este sábado, 22 de novembro. Para a PF, o ato representava risco para participantes e agentes policiais.

Entretanto, segundo decisão de Moraes, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) violou o uso de tornozeleira eletrônica e tinha elevado risco de fuga durante a vigília convocada pelo filho, Flávio Bolsonaro (PL-RJ). De acordo com publicação do G1, no entendimento do ministro, a proximidade da residência de Bolsonaro da embaixada dos Estados Unidos (cerca de 13km) também era um indicativo de que ele poderia tentar escapar de uma eventual prisão.

Ainda segundo o Blog da Natuza Nery, Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão preventiva. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção.

O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF, onde ficará em uma sala de Estado — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.

Até a última atualização desta reportagem, ele passava por exame de corpo de delito. Agentes do Instituto Médico-Legal (IML) foram até o local para realizar o procedimento e evitar exposição desnecessária.

Em nota, a Polícia Federal informou que cumpriu um mandado de prisão preventiva expedido por decisão do STF. A defesa de Bolsonaro afirmou que, até as 6h40, ainda tinha sido informada da prisão do ex-presidente.

Prisão domiciliar

Bolsonaro estava em prisão domiciliar desde 4 de agosto. À época, o ministro Alexandre de Moraes decretou a medida por descumprimento de medidas cautelares impostas ao ex-presidente.

À época, Moraes afirmou que Bolsonaro usou redes sociais de aliados – incluindo seus três filhos parlamentares – para divulgar mensagens com “claro conteúdo de incentivo e instigação a ataques ao Supremo Tribunal Federal e apoio ostensivo à intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro”.

do g1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PM é preso após confessar feminicídio contra a própria esposa no Agreste da PB

Um policial militar, identificado como cabo Luiz Miguel, foi preso na manhã deste sábado (6)…

6 de dezembro de 2025

O poste de Bolsonaro

Bolsonaro escolheu Flávio para se candidatar em seu nome. Nada de novo. Bolsonaro trabalha, primeiramente,…

6 de dezembro de 2025

UEPB deve definir novo calendário acadêmico já na próxima terça-feira

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) deve definir, na próxima terça-feira (9), o novo calendário…

6 de dezembro de 2025

Segunda parcela do 13º este ano será paga antes; entenda

Ontem, sexta-feira, quinto dia útil do mês, as empresas precisaram pagar o salário de seus…

6 de dezembro de 2025

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 12 milhões neste sábado

A Caixa Econômica Federal realiza neste sábado o sorteio do concurso 2.948 da Mega-Sena, com…

6 de dezembro de 2025

Sabadinho Bom apresenta grupo ‘Mutirão do Samba’ para comemorar dia do ritmo

O Sabadinho Bom deste final de semana celebra o Dia do Samba – comemorado em…

6 de dezembro de 2025