Foto: Isac Nóbrega/PR
Levantamento divulgado nesta terça-feira (10) pelo Instituto ANOVA, em parceria com o portal PB Agora, mostra que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera o índice de rejeição entre os eleitores da Paraíba na corrida para a Presidência da República em 2026.
Segundo os dados da pesquisa, 39,9% dos paraibanos afirmaram que não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum. Em seguida, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 26,3% de rejeição.
Outros nomes testados registraram índices significativamente menores: Pablo Marçal (2,2%), Tarcísio Freitas (1,7%), Ratinho (1,6%), Ciro Gomes (1,3%), Helder Barbalho (1,1%), Ronaldo Caiado (0,9%) e Eduardo Leite (0,2%). Além disso, 2,4% disseram que poderiam votar em todos os nomes apresentados.
A pesquisa também revelou que 13,2% dos entrevistados não votariam em nenhum dos nomes sugeridos, enquanto 9,2% não souberam ou preferiram não opinar.
O alto índice de rejeição de Bolsonaro na Paraíba contrasta com o desempenho do ex-presidente em outras regiões do país e reforça a dificuldade de aceitação de sua imagem política entre os eleitores paraibanos.
Metodologia
A pesquisa foi realizada pelo Instituto ANOVA entre os dias 4 e 6 de junho de 2025. O levantamento ouviu 2.000 eleitores em 70 municípios da Paraíba. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
As entrevistas foram conduzidas presencialmente por equipe treinada, com questionário estruturado de acordo com os objetivos da pesquisa. Os dados foram checados e auditados após a coleta, com fiscalização durante todo o processo.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O presidente estadual do Progressistas na Paraíba, Enivaldo Ribeiro, fez duras declarações ao comentar a…
O deputado estadual e líder do bloco da oposição na ALPB, George Morais, rebateu as…
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) requereu e o Juízo da Vara da Fazenda Pública…
O Festival Forró Verão deste sábado (24) mantém o ritmo nordestino em alta nas areias…
O presidente do Partido Verde na Paraíba, Sargento Denis Soares, revelou nesta quinta-feira (22), que…
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou as investigações contra dois…