Categorias: Política

Bira comemora sanção do PLC da Guarda Compartilhada

PUBLICIDADE

O vereador da Capital, Ubiratan Pereira – Bira (PT), que é autor de pioneiras leis na área de “Paternidade Responsável”, comemorou a sanção sem vetos da Presidente da República, Dilma Rousseff (PT), ao PLC 117/2013, que determina a guarda compartilhada para a custódia dos filhos de pais divorciados, ainda que haja desacordo entre os ex-cônjuges. O parlamentar pessoense que vinha acompanhando a tramitação da matéria no Congresso Nacional, inclusive havia apresentado recentemente o Requerimento de Nº 081/2014, na condição de representante do povo de João Pessoa, requerendo do Senado Federal Moção de Apoio ao referido Projeto de Lei Complementar Federal.

 

Na sua justificativa, Bira ressaltava a importância da celeridade na aprovação do PLC, uma vez que havia uma incompreensível manobra de alguns senadores, para que o projeto viesse seguidamente ser retirado da pauta de votação, prejudicando um universo de cerca de 20 milhões de crianças e adolescentes que aguardam a chance de obter o melhor que puderem de cada um de seus genitores.

 

“Fiquei muito contente com o posicionamento favorável do Congresso e agora com a sansão total da presidenta Dilma a esse projeto, que já vinha sendo visto como um importante sinal de paz em um horizonte tradicionalmente tomado por graves conflitos. Pois, temos a convicção de que essas crianças e adolescentes serão pessoas mais felizes, ao acabar com as disputas prolongadas e ao permitir que mães e pais possam contribuir igualitariamente para a formação de seus filhos”, afirmou Bira, que é autor de leis que contemplam genitores pessoenses.

 

Uma delas é a Lei de Nº 11.794/2009, que estende de cinco para 30 dias o tempo de licença do trabalho concedida aos pais que são servidores municipais, após nascimento de filhos biológicos ou em caso de adoção. Outra é a Lei de Nº 12.418/2012, que determina que no caso de falecimento da mãe ou genitora no momento do parto, ou logo após, seja dada a concessão ao pai da criança, que seja servidor municipal, a licença-paternidade nos mesmos moldes da licença-maternidade, que é de 180 dias consecutivos.

 

O PLC117/2013 sancionado, de autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), determina ao juiz a divisão equilibrada do tempo de convivência dos filhos com a mãe e o pai e possibilita a supervisão compartilhada dos interesses do filho. O mesmo também poderá ter como consequência a substituição da pensão alimentícia por um mecanismo bem mais avançado: a divisão das despesas dos filhos por meio de uma planilha de gastos a ser bancada pelos pais de maneira proporcional à renda.

 

Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jovem de 20 anos morre após acidente de moto na Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa

Um jovem de 20 anos morreu após se envolver em um grave acidente de moto,…

27 de dezembro de 2025

Homem acusado de matar ex-sogra e ferir ex-mulher é preso na zona rural de Sapé

Um homem acusado de matar a ex-sogra e ferir a ex-mulher foi preso na manhã…

27 de dezembro de 2025

Dupla é presa em flagrante durante tentativa de assalto no Conde

Na madrugada deste sábado (27), policiais militares do 16ºBPM prenderam uma dupla, em flagrante, quando…

27 de dezembro de 2025

Sabadinho Bom vai ter choro, samba, frevo e forró com Banda Glauco Andreza

O Sabadinho Bom se despede de 2025 com muito samba e chorinho, mas também trazendo,…

27 de dezembro de 2025

Marcelo Queiroga e Efraim Filho confirmam nome de Walber Virgolino para disputar Prefeitura de Cabedelo

O presidente do PL na Paraíba e pré-candidato ao Senado, Marcelo Queiroga, confirmou, na noite…

27 de dezembro de 2025

Homem é assassinado a tiros no Centro de João Pessoa

Um homem de aproximadamente 25 anos foi assassinado a tiros na noite desta sexta-feira (26),…

27 de dezembro de 2025